BESSA GRILL
Início » Cidades » Veja como fica o trânsito no bairro de Mangabeira, na Capital, a partir deste domingo

Veja como fica o trânsito no bairro de Mangabeira, na Capital, a partir deste domingo

24/08/2014 04:08

Clique na imagem para conferir o mapa aproximado das modificações (Crédito: Reprodução / Semob)

Equipes de educação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) iniciaram na manhã deste sábado (23) uma ação educativa nos bairros de Mangabeira e Jardim Cidade Universitária, onde acontece mudança de trânsito a partir das 6h deste domingo (24). A ação é para dar continuidade às obras do Trevo de Mangabeira, executadas pelo Departamento Estradas e Rodagem (DER).

Das 7h da manhã ao meio-dia deste sábado, educadores estiveram em pontos estratégicos da Avenida Josefa Taveira e ruas paralelas distribuindo panfletos. O material tem mapa e indicações sobre as mudanças não só para os condutores, mas também moradores da região e proprietários dos estabelecimentos comerciais.

“Começamos a parte educativa antes da mudança de circulação para explicar o novo sentido de direção aos moradores da região e condutores que circulam diariamente pelo local. Neste domingo, estaremos novamente percorrendo as vias com apoio dos agentes de trânsito que ficarão em pontos estratégicos realizando os desvios programados”, explicou Gilmara Branquinho, coordenadora de educação da Semob. Os agentes de mobilidade ficarão em pontos fixos durante 15 dias.

Segundo Gilmara, as pessoas foram bastante receptivas aos esclarecimentos e entenderam que para melhorar o trânsito no bairro há necessidade de grandes intervenções, como o Trevo de Mangabeira.
Só na manhã deste sábado foram entregues cinco mil panfletos. Para este domingo, a meta das equipes é distribuir mais cinco mil. “Sabemos que não vamos atingir a todos de uma vez, mas muita gente vai ficar informada e atenta às mudanças no trânsito”, disse.

O superintendente executivo da Semob, Roberto Pinto, que acompanhou a ação de perto, pediu aos condutores e moradores daquela região uma atenção especial a partir deste domingo. “Antes de iniciar as interdições, a Prefeitura de João Pessoa, juntamente com o Governo do Estado, melhorou as vias paralelas para que os condutores tenham rotas alternativas”, afirmou.

Veja como ficarão as modificações em vídeo com animação preparada pela Semob:

Mudanças – O primeiro ponto de intervenção será na Avenida Walfredo Macedo Brandão, que terá sentido único Centro/bairro a partir da Rua Paulino dos Santos Coelho (na altura do prédio do INSS) até a rotatória de Mangabeira, nos dois sentidos, formando binário com a Rua comerciante José Miguel Neto, lateral da Secretaria de Segurança Pública.

A Avenida Hilton Souto Maior será interditada a partir da rotatória em frente ao CAIC até a rotatória da Josefa Taveira, próximo à Cehap, em Mangabeira. O fluxo de veículos será desviado pela Rua Francisco Augusto Fernandes, continuando pela Rua Ivete de Oliveira Cardoso, retornando à Avenida Hilton Souto Maior em frente à Aldeia SOS.

A intervenção vai alterar o sentido de circulação para mão única das ruas Comerciante Antônio Patrício Leite, Francisco Trajano de Oliveira, Francisca Maria Bezerra Cavalcante e Silvino Franco de Oliveira. Nessas vias estão sendo colocadas placas provisórias para regulamentar o estacionamento das 5h às 20h, nos dois lados. Os condutores deverão observar a sinalização regulamentar na Rua Comerciante Alfredo Ferreira da Rocha até a interseção com a Rua Joamir Severino dos Santos, que também proíbe o estacionamento das 5h às 20h.

As Ruas Severino A. de Souza, Diva C. da Costa, João Alves da Costa, Rita Xavier de Oliveira, Professor Luiz Carlos Lyra Neto, Ten. Napoleão A. de Lima, José G. de Souza, major Luiz Heráclito da Costa e Joamir Severino dos Santos também passarão a ser mão única com placas de proibido estacionar das 5h às 20h, nos dois lados das vias.

Um semáforo foi instalado no cruzamento da Avenida Josefa Taveira com a Rua Ivete de Oliveira Cardoso, com a finalidade de ordenar o trânsito.

Moradores – O corretor de imóveis Michel Lameu, que mora no José Américo e trabalha em Mangabeira, considerou a atividade educativa de extrema importância. “A ação é positiva, principalmente para nos orientar. Sei que nos primeiros dias será um pouco complicado, mas entendo que não pode ser de outra forma. Com a ação educativa ficamos sabendo de toda a mudança, o que minimiza a situação. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, afirmou.

A comerciante Salete Ricardo, que tem loja em Mangabeira VII, disse que a atividade educativa da Semob mostra o cuidado que a Prefeitura tem com as pessoas. “Com o panfleto na mão dá para entender com mais facilidade as modificações”, adiantou.

Quem utiliza transporte coletivo também precisa ficar atento com as mudanças no itinerário das linhas
Rotas alternativas:

Mangabeira

-Rua Joamir Severino dos santos
-Rua Major Luiz Heráclito da Costa
-Rua Comerciante Antônio Patrício Leite
-Rua Severino Antônio de Souza-Rua Diva Costa da Silva
-Rua João Alves da Costa
-Rua Professor Luiz Carlos T. Neto

Jardim Cidade Universitária

Rua Comerciante José Miguel Neto
-Rua Comerciante Edson Paiva de Araújo
-Rua Wilson Flávio Moreira Coutinho
-Rua Comerciante Marcos Joane da Costa
-Rua Celso de Paiva Leite
-Rua Pastor Frank Dyer

Da Redação com Assessoria