BESSA GRILL
Início » Notícias » TJPB afasta juiz acusado de envolvimento em máfia dos empréstimos consignados

TJPB afasta juiz acusado de envolvimento em máfia dos empréstimos consignados

Mário Lúcio Costa nega irregularidades na concessão de liminares

10/07/2013 21:14

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) decidiu, em reunião ordinária na tarde desta quarta-feira (10), afastar o juiz Mário Lúcio Costa Araújo, titular da Vara Única da Comarca de Picuí/PB. Ele é acusado de envolvimento no “esquema de concessão de liminares”, em ações revisionais de cláusulas de contrato de crédito/empréstimo consignado.

A investigação contra o juiz foi iniciada no dia 19 de junho, após representação do Ministério Público Estadual (MPPB). O juiz nega as acusações e diz que teve a assinatura falsificada.

O caso

Juízes e advogados da Paraíba estão sendo investigados por suspeita de participação em um esquema de fraudes em empréstimos consignados. O caso foi mostrado pelo programa televisivo Fantástico, da rede Globo, no dia 16 de junho. As irregularidades estariam ocorrendo nas cidades de Picuí e Barra de Santa Rosa, interior do estado.

Segundo a investigação, um grupo específico de advogados convencia as vítimas a entrar com ações na Justiça contra os juros que eram cobrados pelos bancos em empréstimos consignados e tinham ganho de causa, por meio de liminares. No entanto, os advogados convenciam as pessoas a fazer um novo empréstimo. Com o dinheiro desse novo contrato os advogados eram pagos e os clientes continuam com as novas dívidas junto às instituições financeiras.

Da Redação com Wscom