BESSA GRILL
Início » Destaque » Temperatura máxima empurra cariocas e turistas a lotarem Praias da Cidade Maravilhosa

Temperatura máxima empurra cariocas e turistas a lotarem Praias da Cidade Maravilhosa

29/12/2013 00:04

Faltou lugar na areia da Praia do Arpoador, tomada por barracas e banhistas (Foto: Marcos de Paula / Estadão Conteúdo)
Faltou lugar no Arpoador, tomado por barracas e banhistas (Foto: Marcos de Paula / Estadão Conteúdo)

A três dias do Réveillon e com a expectativa de receber 767 mil turistas na virada para 2014, o Rio teve dia de sol forte, calor e praias lotadas neste sábado (28). A sensação térmica chegou a 42°C, em Guaratiba, na Zona Oeste, segundo o Alerta Rio, sistema de medições da Prefeitura.

A temperatura máxima registrada foi de 37,1°C, em São Cristóvão, e a mínima, de 22°C, no Alto da Boa Vista. Apesar do dia de céu aberto, pode chover no fim da tarde e à noite na cidade. Rios da Baixada Fluminense entraram em estágio de atenção para o risco de cheias, de acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O tempo quente e abafado continua neste domingo (29), também com previsão de chuva rápida e isolada no fim da tarde, segundo o Alerta Rio. A temperatura mínima deve ficar em 16°C e a máxima, novamente de 37°C.

Banhistas caminham na beira da Praia da Barra (Foto: Celso Pupo / Foto Arena / Estadão Conteúdo)
Banhistas caminham na beira da Praia da Barra (Foto: Celso Pupo / Foto Arena / Estadão Conteúdo)

Mancha no mar
Uma mancha avermelhada (veja na reportagem do RJTV ao lado) apareceu em quase toda a orla da Zona Sul nesta sexta (27). Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o fênomeno é causado por uma alga que se forma por causa do forte calor e do mar calmo. O inea informou que a alga não é tóxica, ou seja, não oferece risco à saúde.

Policiamento
Desde o fim de novembro, após onda de “arrastões”, o policiamento foi reforçado nas praias, com apoio de 600 policiais militares dos batalhões de Copacabana, Leblon, Batalhão de Policiamento em Pontos Turísticos, além do Batalhão de Choque e de PMs na escala de Regime Adicional de Serviço (RAS). A Polícia Civil colocou em operação no Arpoador a Delegacia Móvel e destacou policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) para atuar em Copacabana.

Ordem
A Secretaria Municipal de Ordem Pública autuou mais de 120 barraqueiros por irregularidades como falta de preço nos produtos e cesta de lixo nas barracas. Fiscais também impediram a prática de esportes perto da água e retiram cães da areia. Cento e quarenta veículos foram multados e 57, rebocados por estacionamento irregular.

Banhistas pega sol nas areias de Ipanema (Foto: Ale Silva / Futura Press / Estadão Conteúdo)
Mulher pega sol nas areias de Ipanema (Foto: Ale Silva / Futura Press / Estadão Conteúdo)

G1