Semob-JP realiza ação educativa sobre espaço na orla da Capital

Semob-JP realiza ação educativa sobre espaço na orla

Com o período das férias, cresce o número de pessoas que circulam nos espaços públicos na orla de João Pessoa. Considerando essa prática diária, o secretário executivo do órgão Marcos Souto Maior, determinou  a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) iniciar nesta quarta-feira (13), a campanha de compartilhamento de espaços voltada para o respeito às regras de boa convivência. A ação será contínua e também tem o objetivo de prevenir acidentes.

A equipe da Divisão de Educação para o Trânsito (Died) iniciou a ação em toda a extensão da Avenida Cabo Branco com abordagens para os caminhantes, ciclistas e demais pessoas que praticam atividades fisicas, orientando para que ocupem os espaços determinados, evitando assim acidentes e preservando vidas.

Foram colocados cavaletes com orientações de regras de boa convivência e de respeitar cada um o seu espaço. O que ajuda na compreensão é a sinalização horizontal instalada, de cor vermelha, que é indicada para ciclistas, skatistas e para quem usa patinetes. Já a sinalização de cor azul indica o espaço para o pedestre.

Todos os dias a orla é liberada para atividades físicas das 5h às 8h. Com isso, o trânsito é bloqueado para veículos nesse período para garantir o ordenamento do trânsito e a segurança das pessoas que praticam caminhada, corrida e ciclismo no local.

De acordo com o superintendente George Morais, a campanha será realizada continuamente orientando as pessoas com a intenção de evitar acidentes e tornar a pratica de esportes mais segura. “A atividade educativa é uma reinvindicação antiga dos cidadãos que foi prontamente atendida pela Semob para que se torne a prática esportiva segura e tranquila” esclareceu o gestor.

A chefe da Died, Gilmara Branquinho, lembrou que a ação foi elogiada pela população e instrui os participantes a usarem seus espaços sem atrapalhar a atividade do outro. “A intenção da campanha é orientar os caminhantes, ciclistas e demais pessoas que praticam atividades fisicas e alertar o quanto é perigoso invadir repentinamente o espaço um do outro”, explicou.

A aposentada Vlandimar Orlanda contou que todos os dias caminha na orla, mas sempre usa o espaço determinado para o pedestre. “Muito boa essa instrução que a Semob está fazendo aqui na caminhada, educando todos os usuários a não invadir o espaço um do outro, evitando assim acidentes”, contou.

O morador do bairro do Miramar, Haeckel Van Derlinden, sempre usa a bicicleta em suas atividades fisicas e parabenizou a Semob pela iniciativa. “Agradeço à Semob pela conscientização, pois cada um circulando em seu espaço a caminhada flui com segurança”, ressaltou o engenheiro aposentado.

Fiscalização – Agentes de mobilidade monitoram toda a extensão da orla, orientando os pedestres e ciclistas a transitarem dentro dos espaços e advertindo os veículos que circulam de forma irregular. Lembrando que quem precisa acessar hotéis ou residências, o veículo liga o pista-alerta e deve transitar com velocidade de até 30km/h, garantindo a segurança de todos.

www.reporteriedoferreira.com.br     Fonte
SEMOB JP