BESSA GRILL
Início » Notícias » Plantão Policial: Polícia Civil apreende 50 quilos de maconha no município de Pilar

Plantão Policial: Polícia Civil apreende 50 quilos de maconha no município de Pilar

vários mandados de prisões foram cumprindos e drogas apreendidas

22/12/2012 01:08

Operação “Dorme em Paz” aconteceu em Santa Rita nesta sexta-feira.
Sete homens foram presos em flagrante durante ação.

Sete homens foram presos em flagrante na manhã desta sexta-feira (21) em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa, durante uma operação conjunta das polícias Civil e Militar. De acordo com o delegado Bruno Victor Germano, responsável pela Operação “Dorme em Paz”, disse que os homens são suspeitos de integrar uma quadrilha que traficava drogas no município

Com os suspeitos, segundo o delegado, os policiais apreenderam cerca de 40 papelotes de maconha e ainda duas armas de brinquedo, que possivelmente eram utilizadas para o grupo praticar assaltos. “Pela manhã a pessoa ainda podia desconfiar que a arma era de brinquedo, mas à noite não tinha como saber”, disse Bruno Victor. O objetivo da ação era cumprir seis mandados de busca e apreensão.

As investigações começaram há 40 dias com a equipe da 6ª Delegacia Distrital de Santa Rita. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela juíza Maria Emília da 5ª Vara do município. “Pretendemos fazer a operação semanalmente”, disse o delegado.

Os suspeitos serão encaminhados para o presídio padrão de Santa Rita. De acordo com o delegado eles vão responder pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico

OPERAÇÃO EM PILAR

A Operação Apocalipse, deflagrada pela Polícia Civil da Paraíba na manhã desta sexta-feira (21), apreendeu aproximadamente 50 quilos de maconha no município de Pilar, no Brejo paraibano. Essa foi a segunda maior apreensão da droga do ano, superada apenas pela realizada em setembro durante a Operação Liberdade, quando foram tirados de circulação 100 quilos de maconha. Quatro pessoas foram presas em flagrante.

As investigações que culminaram na apreensão começaram há três meses no município do Conde, no Litoral Sul do Estado. De acordo com o delegado Aldrovilli Grisi, a polícia obteve informações sobre a atuação de traficantes que estavam recebendo drogas de outros estados e distribuindo nos municípios do Conde, Jacumã e João Pessoa.

“De início, identificamos um dos traficantes, Daniel Fernando da Silva, que comprava a droga e distribuía no Conde e em Jacumã e, depois de um trabalho de inteligência, chegamos aos demais integrantes da quadrilha, entre eles o distribuidor da droga, José Ricardo Rodrigues Barreto”, detalhou o delegado. Segundo a autoridade policial, também foram presos em flagrante Marcos Antônio Martins, que distribuía a droga na comunidade do Renascer, localizada no Distrito Mecânico da Capital, e Carlos Alberto do Egyto Costa, que atuava como transportador do entorpecente.

Ainda de acordo com o delegado, a droga, dividida em 52 tabletes, estava escondida em imóvel usado como depósito no Conjunto Novo, em Pilar, e estava sendo preparada para a distribuição durante as festividades do final de ano. Com o grupo, a polícia apreendeu também R$ 3 mil em dinheiro, vários aparelhos celulares, um automóvel e uma motocicleta.

Participaram da operação cerca de 30 policiais civis que atuam nos municípios do Conde, Pilar e Itabaiana. “O desbaratamento de uma quadrilha que realizava tráfico interestadual de drogas só foi possível com o trabalho conjunto dos policiais civis desses três municípios e mostra o empenho da Polícia da Paraíba no combate ao tráfico de drogas no Estado e, consequentemente, na redução do número de homicídios”, comentou o delegado regional de Itabaiana, Hugo Helder, que contribuiu com as investigações.

De janeiro a novembro de 2012, a Polícia da Paraíba apreendeu mais de meia tonelada de drogas no Estado. Foram tirados de circulação 436,8 kg de maconha, 122,9 kg de crack e 14,8 kg de cocaína pura. No início do mês de dezembro, os policiais da Delegacia de Repressão ao Entorpecente também realizaram uma apreensão recorde de droga, com o recolhimento de 20 quilos de crack e 10 quilos de cocaína pura. O entorpecente estava escondido em uma residência localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Duas pessoas foram presas.

 

da Redação (com assessoria)