BESSA GRILL
Início » Notícias » Poder Judiciário quadruplica despesas com folha de pagamento de pessoal

Poder Judiciário quadruplica despesas com folha de pagamento de pessoal

2/12/2018 11:58

Revista Veja Matéria: STJ julga restrição ao foro privilegiado. Personagem: Dias Toffolli, ministro do STF Foto: Cristiano Mariz Data:02/05/2018 Local: STF – Brasília – DF

O Poder Judiciário quadruplicou as despesas com pessoal em duas décadas, descontada a inflação. A comparação com o Executivo e o Legislativo é emblemática: foi o Poder que mais expandiu as despesas com a folha de pagamento de 1995 a 2017. Especialistas em administração pública entendem que essa tendência irá se manter, uma que o presidente Michel Temer sancionou na semana passada o reajuste de 16,38% para o Judiciário e o Ministério Público.

A reportagem do jornal O Estado de S. Paulo destaca que “em 20 anos, o País e a demanda por serviços cresceram, e mais servidores foram contratados – parte deles para ocupar as vagas dos que se aposentaram. No caso do Judiciário, contudo, houve um descompasso entre o crescimento do número de funcionários e o dos gastos com pessoal. Em 2015, em comparação com 1995, a despesa com a folha salarial era 120% maior do que seria caso tivesse apenas acompanhado o aumento no número de servidores.”