BESSA GRILL
Início » Cidades » PMJP entrega sexta Unidade de Saúde da Família

PMJP entrega sexta Unidade de Saúde da Família

11/11/2013 10:54

USF 2Os moradores do bairro José Américo receberam, na manhã desta segunda-feira (11), as novas instalações da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro. A entrega, realizada pelo prefeito Luciano Cartaxo, beneficia mil famílias, o que representa cerca de quatro mil pessoas. A USF José Américo I foi reformada e ampliada com recursos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e do Ministério da Saúde, que totalizam R$ 500 mil.

O prefeito Luciano Cartaxo destacou o grande esforço da administração para reestruturar a Saúde da Capital. “Já entregamos seis Unidades de Saúde reformadas e ampliadas e este número vai aumentar até o final do ano. Isso demonstra a nossa determinação de oferecer um serviço de qualidade para a população. Queremos garantir um bom tratamento e o zelo pelos nossos usuários e promover uma verdadeira interação com a comunidade, pois é isso que faz a Saúde”, declarou o prefeito.

Para o secretário municipal da Saúde, Adalberto Fulgêncio, as Unidades de Saúde possuem um papel fundamental no sistema como um todo. “O cuidado básico e preventivo é decisivo na promoção da saúde e este é um trabalho que só pode ser feito pelas USFs, que estão na ponta do serviço de saúde e completamente ligadas às comunidades”, explicou.

USF 1A entrega da USF e as demais ações da Prefeitura de João Pessoa no bairro foram reconhecidas pelo presidente do Centro Comunitário do José Américo, Reginaldo Silva, que agradeceu a atenção da gestão. “A Prefeitura tem se esforçado para atender as necessidades da comunidade e, por isso, coloco o Centro Cultural à disposição. Podem sempre contar com a nossa ajuda e o nosso envolvimento”, declarou.

A solenidade ainda contou com a apresentação do coral do grupo de idosos Caminhando Juntos, organizado pela equipe da USF José Américo I. O grupo cantou canções que são símbolos da cultura nordestina, como “Sabiá”, de Luiz Gonzaga, e “Eu só quero um xodó”, de Dominguinhos. Participaram do evento o deputado estadual João Gonçalves e do vereador Djanilson da Fonseca.

Para os moradores da comunidade, a reforma da Unidade de Saúde representa uma melhor acolhida para a população. “Eu sempre utilizo o serviço e posso dizer que a unidade precisava muito de uma reforma”, contou a aposentada Maria do Socorro Portela. “Agora já vi que ficou tudo muito bonito e muito confortável”, avaliou.

A USF José Américo também terá atendimento odontológico, imunização, curativos, retiradas de ponto, nebulização, visitas domiciliares, ações de vigilância epidemiológica, bloqueios vacinais e investigações epidemiológicas, destacando a mobilização e a participação da comunidade. “O objetivo é efetivar o controle social”, ressaltou o secretário Adalberto Fulgêncio.

 

 

 

 

da Secom