BESSA GRILL
Início » Notícias » PMJP e Governo do Estado devem realizar vários concursos em 2016

PMJP e Governo do Estado devem realizar vários concursos em 2016

A Câmara Municipal de João Pessoa também prevê a realização de concurso público para o próximo ano.

19/10/2015 09:38

Na contramão do governo federal, que anunciou a suspensão de concursos públicos para 2016, a Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Governo do Estado preveem na Lei Orçamentária Anual (LOA) a realização de concursos públicos em 15 áreas. Embora os gestores não estejam obrigados a executar o que está na peça orçamentária, a rubrica viabiliza a realização das seleções, caso os governos se sintam em condições de promovê­los.concursos_publicos

 

A prefeitura de João Pessoa tem, em média, 21 mil servidores, sendo que apenas 8.946 são concursados. Recentemente, o governo foi obrigado a demitir mil prestadores de serviço da saúde para atender a uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado, que exigiu a regularização dos contratos. Várias outras categorias, a exemplo dos agentes de trânsito, cobram a realização de concurso. De acordo com a peça orçamentária, estão previstos concursos para o magistério; pessoal de apoio e técnico­administrativo (médio, técnico médio e superior); Guarda Municipal; saúde; tecnologia da informação; auditor de contas públicas; contador e advogado para a Controladoria Geral do Município; bibliotecários; e médicos para atuar em Posto de Saúde da Família (PSFs).

 

LEI ORÇAMENTÁRIA

 

A LOA da prefeitura de João Pessoa também prevê a realização de concurso para a formação do quadro de procuradores da Procuradoria­Geral do Município (PGM), onde são destinados R$ 190 mil para a realização do certame, e para o Instituto de Previdência do Município (IPM). Atualmente, a Procuradoria­Geral tem um déficit de três procuradores. Das 20 vagas previstas, apenas 17 estão ocupadas. Ainda assim, o

procurador­geral do município, Adelmar Régis, adverte que a situação econômica do país não é fácil e que o concurso só deverá ser realizado se houver melhora neste quadro econômico. Todos os concursos previstos na peça orçamentária da prefeitura de João Pessoa para opróximo ano também foram contemplados na LOA 2015, contudo, nenhum certame foi realizado este ano.

 

A Câmara Municipal de João Pessoa também prevê a realização de concurso público para o próximo ano. De acordo com a Lei Orçamentária Anual que foi enviada à Casa Napoleão Laureano, o objetivo é ampliar o número de efetivos para atendimentos das demandas legislativas e administrativas. A reportagem procurou o secretário de Administração da prefeitura de João Pessoa, Roberto Wagner, para falar sobre a LOA, mas ele não respondeu aos questionamentos até o fechamento desta edição.

 

www.reporteriedoferreira.com Jornal da Paraíba