BESSA GRILL
Início » Notícias » Pesquisador do Ibope é detido após denúncia do PSB em João Pessoa

Pesquisador do Ibope é detido após denúncia do PSB em João Pessoa

4/09/2012 20:47
A coligação “Pra Seguir em Frente” denunciou na tarde desta quarta-feira (4) que a pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Ibope, contratada por um veículo de imprensa local, não estava apresentando o nome da candidata a prefeita de João Pessoa, Estela Bezerra (PSB). Um dos entrevistadores do instituto foi flagrado realizando a pesquisa sem o nome de Estela e foi detido pela Polícia Militar, no bairro da Torre. Em seguida, ele foi encaminhado para o cartório da 70ª Zona Eleitoral, onde prestou depoimento.
De acordo com o coordenador jurídico da coligação, Marcelo Weick, é necessário esclarecer a população o perigo de pesquisas com indícios de manipulação, e garantiu que a coligação tomará as providências penais e cíveis contra os responsáveis. “O próprio instituto confirma que tem erro no material, que falta o nome de Estela, então não temos como acreditar na pesquisa. Isso induz o eleitor indeciso, que faz sua opção na hora da pesquisa”, respondeu Weick.
Ele disse ainda que é possível formalizar uma pesquisa junto ao TRE, mas apresentar outra a população, manipulando os resultados. “Na teoria, se cumpre os requisitos formais, mas na prática, os pesquisadores utilizam material irregular”, afirma. O coordenador ainda disse que o eleitor deve fiscalizar casos semelhantes, onde pesquisas trazem erros, e denunciar os responsáveis para as autoridades. “Isso não pode ficar impune, é uma tentativa de manipular, de induzir o eleitor”, finalizou.
Parlamento pb