BESSA GRILL
Início » Internacionais » Obama diz que existe evidência de uso de armas químicas na Síria

Obama diz que existe evidência de uso de armas químicas na Síria

30/04/2013 15:41

Barack

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse na terça-feira (30) que há evidências de que foram usadas armas químicas dentro da Síria, mas ainda existem perguntas sobre sua utilização, segundo a agência de notícias Reuters

Obama, que mais uma vez chamou de determinante a sua utilização, afirmou a jornalistas que ainda não se sabe como as armas químicas foram usadas, quando foram usadas e quem as utilizou.

O presidente também afirmou que os Estados Unidos podem reconsiderar sua política em relação à Síria se obtiverem provas de que o regime de Damasco utilizou armas químicas. Ele mostrou cautela sobre os relatórios da inteligência, dizendo em uma coletiva de imprensa na Casa Branca: “devo me assegurar de conhecer os fatos. Isto é o que o povo americano esperaria”, informou a agência de notícias France Presse.

“Se de alguma maneira for possível estabelecer que não apenas os Estados Unidos, mas também a comunidade internacional estão certos de que o regime de Assad está utilizando armas químicas, então haverá uma mudança de política”, advertiu.


Washington havia advertido anteriormente que o uso das chamadas armas de destruição em massa representaria a ultrapassagem de uma linha vermelha que não deveria ser tolerada e que, nesse caso, a comunidade internacional deveria reagir.
O governo de Bashar al-Assad foi acusado de utilizar armas carregadas com agentes químicos contra alvos em áreas civis no âmbito de sua guerra contra os rebeldes armados.

“Por mudança de política entendo a necessidade de repensar a gama de opções que temos a disposição”, acrescentou

 

 

 

 

do G1