BESSA GRILL
Início » Cidades » Novela e cavalos são temas do 2° dia de desfiles do Grupo Especial do Rio

Novela e cavalos são temas do 2° dia de desfiles do Grupo Especial do Rio

Desfilam São Clemente, Mangueira, Beija-Flor, Grande Rio, Imperatriz e Vila. Capital mato-grossense e Pará também serão homenageados na Sapucaí.

11/02/2013 16:27

Abertura do Sambódromo no domingo (10) para o desfile das escolas do Grupo Especial (Foto: G1)Sapucaí recebe mais seis escolas do Grupo Especial nesta segunda (Foto: G1)

O segundo e último dia de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro acontece nesta segunda-feira (11) com a apresentação de mais seis escolas de samba. A previsão é que a festa na Marquês de Sapucaí comece às 21h. Apresentam-se no Sambódromo, pela ordem,São Clemente, Mangueira, Beija-Flor, Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense e Vila Isabel.

De acordo com a Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro), os portões serão abertos ao público por volta das 18h. Ainda segundo o órgão, é permitida a entrada apenas de crianças com idade superior a 5 anos.

saiba mais

  • 1º DIA DO GRUPO ESPECIAL: Mocidade, Unidos da Tijuca e Portela são destaques

A primeira escola a se apresentar é a São Clemente, que vai levar para a Sapucaí personagens históricos da TV brasileira. Com o enredo “Horário Nobre”, a agremiação de Botafogo, única representante da Zona Sul no grupo de elite do samba, vai homenagear as novelas com alegorias inspiradas em cenas de “Caminho das Índias”, “Avenida Brasil” e “Vamp”.

Por volta das 22h, a Estação Primeira de Mangueira promete inovar na passarela do samba com a bateria dividida em duas partes (com ritmistas fantasiados de maquinistas e cozinheiros). Sob o enredo “Cuiabá: Um paraíso no Centro da América”, a escola vai celebrar a capital de Mato Grosso. Um dos destaques da verde-e-rosa é rainha de bateria Gracyanne Barbosa.

A Beija-Flor será a terceira a desfilar na Sapucaí. A escola de Nilópolis vai falar sobre a raça de cavalos tipicamente brasileira, o mangalarga marchador, sucesso de exportação. A azul-e-branco vai apresentar alas simbolizando o efeito do cavalo de Troia e grupos representando a equoterapia, além de referências às famosas corridas de cavalo.

Montagem musas carnaval desfiles primeiro dia Sapucaí (Foto: Alexandre Durão/G1 / Vanderlei Almeira/AFP)Musas foram destaque no primeiro dia de desfile
na  Sapucaí (Foto: Alexandre Durão/G1 e Vanderlei
Almeira/AFP)

A quarta escola a passar pelo Sambódromo será a Grande Rio. A agremiação de Duque de Caxias busca seu primeiro título com o enredo “Amo o Rio e vou à luta, ouro negro sem disputa: Contra a injustiça, em defesa do Rio”, que vai falar da luta do estado do Rio de Janeiro pelos royalties do petróleo. O politizado manifesto terá alegorias representando o fundo do mar, os diferentes usos de combustível e 400 fantasias iluminadas por pequeninas lâmpadas de LED.

Por volta da 1h20, a Imperatriz Leopoldinense, que escolheu o Pará como enredo, levará para a avenida danças típicas como carimbó e marujada e representações de castanheiros, pescadores, antigos barões da borracha e animais, como boto cor-de-rosa. O muiraquitã foi o amuleto escolhido pela agremiação, que tem como destaque Gaby Amarantos, Elymar Santos e a rainha de bateria, a atriz Cris Vianna.

Com o enredo “A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo: água no feijão que chegou mais um”, a Vila Isabel vai homenagear o homem do campo. Apesar de ser a última a desfilar, a azul-e-branco da Zona Norte promete empolgar o público com o samba composto por Arlindo Cruz, Martinho da Vila e André Diniz.

Cada escola terá no mínimo 65 minutos e no máximo 82 minutos para percorrer toda a extensão da avenida.

Após a apuração dos quesitos, na quarta (13), uma escola será rebaixada e dará lugar, em 2014, à campeã da série A deste ano.

Esquema de segurança
A Polícia Militar vai contar com um efetivo de 463 policiais e 66 carros no entorno do Sambódromo. A PM vai atuar nas áreas de concentração e dispersão, mas não será responsável pela segurança dentro da avenida.

O patrulhamento será realizado a pé, por conta da grande concentração de foliões nos arredores da Marquês de Sapucaí.

Ordem dos desfiles do Grupo Especial do Rio
Domingo, 10 de fevereiro Segunda, 11 de fevereiro
21h Inocentes de Belford Roxo São Clemente
Entre 22h05 e 22h22 Salgueiro Mangueira
Entre 23h10 e 23h44 Unidos da Tijuca Beija-Flor
Entre 0h15 e 1h06 União da Ilha Grande Rio
Entre 1h20 e 2h28 Mocidade Imperatriz
Entre 2h25 e 3h50 Portela Vila Isabel
Mapa Sapucai (Foto: Editoria de Arte)

Como chegar ao Sambódromo
Os foliões que forem à Sapucaí devem dar preferência ao transporte público.

A Prefeitura do Rio de Janeiro montou um esquema especial de trânsito para a região central da cidade e recomendou aos motoristas que evitem se dirigir ao Centro em carros particulares. Veja como chegar ao Sambódromo e o esquema de trânsito na cidade

Postos de saúde
A Secretaria Municipal da Saúde atua com sete postos médicos dentro do Sambódromo e dois no Terreirão do Samba, ao lado da Marquês de Sapucaí.

Nas duas noites de desfile da Série A, foram registrados 585 atendimentos. De acordo com a secretaria, 21 pessoas foram encaminhadas para hospitais da rede municipal.

Sambódromo Rio (Foto: Editoria de Arte/G1)