BESSA GRILL
Início » Internacionais » Mundo; Rússia e Ucrânia acertam trégua na Crimeia até 21 de março, diz ministro

Mundo; Rússia e Ucrânia acertam trégua na Crimeia até 21 de março, diz ministro

17/03/2014 00:02

 

 

ucrâniaKiev, 16 mar (EFE).- As tropas da Rússia não vão bloquear as unidades militares da Ucrânia na região autônoma da Crimeia até o dia 21 de março, segundo um acordo firmado neste domingo entre os governos dos dois países, anunciou o ministro da Defesa ucraniano, Igor Teniukh.

‘No que diz respeito às medidas que serão adotadas depois do tal referendo (de anexação da Crimeia pela Rússia), chegou-se a um acordo entre os comandantes segundo o qual, até 21 de março, (os russos) não vão adotar nenhuma medida para bloquear nossas unidades militares’, disse Teniukh antes de uma reunião do governo em Kiev.

O ministro também definiu a situação nas unidades militares de seu país como ‘tranquila’.

‘A situação relativa a nossas unidades militares e ao bloqueio (destas) se normalizou. Acho que, como foi possível um acordo, a situação se manterá assim até 21 de março’, ressaltou.

O ministro não explicou se essa normalização representa que os militares armados e sem distintivos que tomaram várias unidades ucranianas na Crimeia saíram destas.

Pouco depois, na reunião do governo, Teniukh informou que na Crimeia ‘há cerca de 21.000 militares russos’.

Mais da metade dos crimeanos convocados a participar do referendo separatista realizado hoje já votaram, segundo os números divulgados por Sergei Axionov, primeiro-ministro da república que quer deixar de fazer parte da Ucrânia para se unir à Rússia, às 15 locais (10h de Brasília). EFE

 

MNS