BESSA GRILL
Início » Cidades » MEC divulga manual de redação do Enem 2012

MEC divulga manual de redação do Enem 2012

31/07/2012 17:00

O MEC (Ministério da Educação) divulgou, nesta segunda-feira (30), o manual de redação do Enem 2012. As inscrições para o exame bateram recorde neste ano e mais de 6,4 milhões de pré-inscritos e 5.790.989 estão com inscrição confirmada para participar do exame que será realizado em 3 e 4 de novembro.

Neste ano, o MEC (Ministério da Educação) alterou a forma de correção da prova. A discrepância máxima entre as notas dadas pelos dois corretores cairá dos atuais 300 pontos para 200. Quando esse limite for ultrapassado, um terceiro corretor analisará a redação.

Na publicação, de 48 páginas, os estudantes encontram detalhes sobre as competências avaliadas na prova, além de análises sobre o tema da redação de 2011 e provas que tiveram a nota máxima.

A redação no Enem 2012 – Guia do participante terá tiragem inicial de 1,7 milhão de cópias, a serem distribuídas às escolas públicas de todo o País. Haverá também cópias em braille e na forma ampliada, para pessoas com déficit de visão. O arquivo em PDF pode ser acessado nos sites do MEC e do Inep.

Foram selecionadas redações que receberam a nota máxima (1.000 pontos) no Enem 2011 e aparecem no Guia com comentários. No Guia, considera-se que seus autores “desenvolveram o tema de acordo com as exigências do texto dissertativo-argumentativo” e demonstraram “domínio da norma culta de língua escrita”.

Segundo o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, o objetivo do guia é explicar o que será esperado dos participantes do exame.

— Tornar o mais transparente possível a metodologia de correção da redação, além de explicar o que se espera do participante em cada uma das competências avaliadas. Queremos que o Guia contribua para aperfeiçoar o estudo, exemplificar os critérios e mostrar como se faz uma boa redação.

 

 

do R7