BESSA GRILL
Início » Notícias » Mangueira é a campeã do carnaval 2019 do RJ

Mangueira é a campeã do carnaval 2019 do RJ

6/03/2019 21:05

A Mangueira é a grande campeã do carnaval 2019 do Rio de Janeiro. A Imperatriz Leopoldinense e a Império Serrano foram rebaixadas. A apuração das notas aconteceu na tarde desta quarta-feira (6), diretamente da Marquês de Sapucaí.

Para conquistar o seu 20º título, a Mangueira deu uma aula de história na Sapucaí. Mas foi uma história alternativa, com destaque para heróis da resistência negros e índios em vez dos personagens tradicionais das páginas de livros escolares.

O enredo “História pra ninar gente grande” foi assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira e contado em 24 alas e cinco alegorias. Em busca do título, a Mangueira exibiu uma bandeira do Brasil com as cores da escola no final do desfile.

Terceiro carro alegórico da Mangueira abordou o Quilombo dos Palmares — Foto: Rodrigo Gorosito/G1

Foto: Reprodução Globo                                                                                                                      

O carnavalesco Leandro Vieira, que conquistou o segundo campeonato da sua carreira, também celebrou a vitória. “A Mangueira merece esta festa. A Mangueira é uma escola que faz carnaval para representar uma comunidade importante.

Para Vieira, este foi um “carnaval de representatividade”. “Esses homens e essas mulheres aqui são os heróis do meu enredo, que merecem sempre ser exaltados. Aqui mora o que tem de melhor nesse país. E o que tem de melhor nesse país faz essa festa que o mundo todo aplaude”, vibra.

“É um recado político para o país todo, que tem que entender que isso aqui é importante. É um recado político também para o presidente mostrar que o carnaval é isso aqui. O carnaval é a festa do povo. O carnaval é cultura popular. O carnaval não é o que ele acha que é. O carnaval é isso. E ele deveria mostrar para o mundo o carnaval da Mangueira. O carnaval da arte, o carnaval da luta, o carnaval do povo, o carnaval da cultura popular.”

www.reporteriedoferreira.com.br/g1