BESSA GRILL
Início » Internacionais » Líder anticorrupção assume como chefe de governo de Nova Déli

Líder anticorrupção assume como chefe de governo de Nova Déli

29/12/2013 17:03

Arvind Kejriwal, ativista do movimento anticorrupção na Índia e líder do partido Aam Admi, jurou o cargo neste sábado (28) como novo chefe do governo de Nova Déli perante 100 mil pessoas que usavam o emblemático gorro gandhiano.

“Nunca imaginei que poderia haver uma revolução como esta em Nova Délhi (…). Nossa vitória parece um milagre, não a podia imaginar há dois anos. Hoje o homem comum ganhou”, afirmou Kejriwal em seu primeiro discurso como novo chefe de governo.

Arvind Kejriwal durante discurso após sua posse como chefe de governo de Nova Déli (Foto: AFP)Arvind Kejriwal durante discurso após sua posse como chefe de governo de Nova Déli (Foto: AFP)

“A luta só começou”, ressaltou o líder do Aam Admi (Partido do Homem Comum), que escolheu celebrar a posse no parque de Ram Lila, e não em um edifício oficial, para que “todos os cidadãos” compartilhassem a conquista.

Kejriwal, que decidiu “pôr fim ao elitismo dos políticos em Nova Déli”, chegou ao ato em metrô para mostrar a mudança de atitude do novo governo local, e pediu durante seu discurso “o fim da corrupção”.

O parque de Ram Lila foi palco há dois anos das maiores concentrações do movimento anticorrupção.

O Partido do Homem Comum, com apenas um ano de vida, foi a revelação das eleições de Nva Délhi realizadas no início de dezembro com a conquista de 28 das 70 cadeiras em jogo.

Os analistas consideram as eleições da capital como um termômetro para o pleito geral que acontecerá em meados do ano que vem na Índia.

Nova Déli era um reduto do Partido do Congresso e a derrota na capital confirmou a saturação do eleitorado com esta formação que dirige o governo nacional.

G1