BESSA GRILL
Início » Esportes » IFFHS aponta Corinthians como o quinto melhor time de 2012 atrás do Chelsea

IFFHS aponta Corinthians como o quinto melhor time de 2012 atrás do Chelsea

Barcelona lidera ranking e é seguido pelo Chelsea. Entidade leva em conta todas as competições dos últimos 12 meses

10/01/2013 14:11

Reuters

Campeão do mundo, Corinthians é o melhor brasileiro no ranking de 2012 da IFFHS

O campeão do mundo de 2012 foi o quinto melhor time do mundo na temporada passada. Em ranking da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) divulgado nesta quinta-feira, foram escalados 400 clubes de todo o mundo e o time paulista subiu três posições em relação ao ranking de 2011. Há 19 clubes brasileiros e o Fluminense, campeão brasileiro do ano passado, é segundo melhor time do país na 18ª posição. O Barcelona lidera e o Chelsea é o segundo.               (Veja a pontuação adotada pelo IFFHS no fim desta matéria)

O ranking da IFFHS é lançado todo mês e leva em conta os campeonatos internacionais e nacionais dos últimos 12 meses corridos. A conquista da Libertadores pelo Corinthians, no dia 4 de julho, deu ao clube paulista um lugar no top 10.

A Liga dos Campeões, o Mundial de Clubes e a Libertadores são os torneios que mais dão pontos aos clubes de acordo com o ranking. Vitórias nos dois torneios rendem 14 pontos. O empate rende sete e a derrota nenhum. O Corinthians, invicto na Libertadores, somou 154 pontos só com o torneio continental. A final do Mundial valeu 21 pontos ao time paulista.

No ranking, a IFFHS também dá a cada país um peso para seus resultados. Os mais fortes têm peso 4, os demais, pesos 3, 2 e 1. O Brasil faz parte do grupo mais forte, ao lado de Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França e Argentina.