TáxiA Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai firmar, na próxima segunda-feira, os primeiros contratos de uma linha de crédito criada pelo Banco Cidadão para atender os taxistas da Capital. Neste primeiro momento, a PMJP vai conceder R$ 350 mil em empréstimos, beneficiando 86 profissionais já cadastrados. Na solenidade, que ocorrerá no Centro de Capacitação de Professores Luiz Alberto Coutinho (Cecapro), na Avenida Beira Rio, a partir das 9h, estarão o prefeito Luciano Cartaxo e o secretário do Trabalho, Produção e Renda, Diego Tavares, que é gestor do Banco Cidadão. Ao todo, João Pessoa tem 1.440 taxistas.

O empréstimo liberado pelo Banco Cidadão para os taxistas poderá ser utilizado de várias formas, entre elas na compra de GPS, DVD e a colocação de bancos de couro, aumentando assim o conforto dos usuários.

Diego Tavares afirmou que a PMJP detectou a dificuldade dos taxistas de comprovarem renda aos bancos e, consequentemente, adquirir empréstimos. Fato esse que fazia os empréstimos travarem nos bancos. “A partir do momento que detectamos esta dificuldade, decidimos atender a este segmento. Assim, eles poderão melhorar o serviço oferecido, dando mais comodidade aos passageiros”, afirmou.

Na opinião de Adauto Braz, presidente do Sindicato dos Taxistas da Paraíba (Sinditaxi), os taxistas também são empreendedores, por isso, a importância de terem sido incluídos no Banco Cidadão. “Somos empreendedores e precisamos de uma ajuda como essa dada pela Prefeitura de João Pessoa. Esse valor repassado servirá para que possamos equipar nossos carros e prestar um melhor atendimento aos passageiros”, destacou.

Capacitação – Antes de receberem seus empréstimos, os taxistas passaram por uma capacitação realizada no início do mês de junho no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), na Avenida Beira Rio.

As aulas abordaram diversos temas, entre eles a qualidade do atendimento (observando o tom de voz, o olhar e a postura ao atender um passageiro) e a importância da tecnologia, que deve ser utilizada para melhorar a prestação do serviço.

Sobre a capacitação, Adauto Braz ressaltou que foi bastante proveitosa para os participantes, e outros taxistas demonstram bastante interesse em participar do processo.

Empréstimos – O Banco Cidadão foi criado pela PMJP em agosto de 2013 com o objetivo de ampliar o apoio para micro e pequenos empreendedores. No caso dos taxistas, a linha de empréstimo surge como uma excelente opção para melhorar o serviço prestado, apresentando uma taxa de juros de apenas 0,6% ao mês, com prazo de pagamento de até 24 meses. O solicitante pode usufruir de um valor equivalente a 10 salários mínimos, o que representa R$ 7.240.

Para ser um dos contemplados, o taxista precisa atuar em uma das “praças” localizadas em João Pessoa, estar regularizando com a Prefeitura (possuindo o alvará para o exercício da atividade) e não apresentar o nome nos órgãos de restrição ao crédito.

Redação  com assessoria