BESSA GRILL
Início » Internacionais » Egito terá eleições legislativas a partir de outubro

Egito terá eleições legislativas a partir de outubro

Anúncio acontece mais de 2 anos após a deposição de Mohamed Mursi. Deputados serão eleitos segundo um complexo sistema de eleições mistas.

30/08/2015 18:52

 

 

Abdel Fattah al-Sisi é o atual presidente do Egito (Foto: The Egyptian Presidency/Reuters)2015-08-06t141559z_20019370

As eleições legislativas no Egito serão celebradas entre 17 de outubro e 2 dezembro. O anúncio foi feito neste domingo (30) pela comissão nacional eleitoral e acontece mais de dois anos depois de o exército ter deposto o presidente Mohamed Mursi.

Os 568 deputados do Parlamento unicameral serão eleitos segundo um sistema muito complexo de eleições mistas (uninominal e por listas) em duas fases, anunciou à imprensa o presidente da comissão, Ayman Abas.

O ex-comandante do exército e hoje presidente, Abdel Fattah al-Sisi, já havia prometido estas eleições no começo de 2014, mas o anúncio da data foi adiado por diversas vezes. Eleito em maio de 2014, Sisi é acusado por organizações de defesa dos direitos humanos de encabeçar um regime muito repressor e de ter eliminado a oposição da cena política.

As últimas eleições legislativas foram celebradas em 2011 e foram vencidas pela Irmandade Muçulmana de Mohamed Mursi, que foi o primeiro presidente democraticamente eleito no Egito.

A organização islamita venceu todas as eleições organizadas entre 2011 e 2013 até ser classificada como movimento “terrorista” pelo novo governo e seus dirigentes sistematicamente presos ou forçados a se exilar.

www.reporteriedoferreira.com