BESSA GRILL
Início » Cidades » Couto informa: instituições têm até 16 de agosto para inscrever estudantes no Enade

Couto informa: instituições têm até 16 de agosto para inscrever estudantes no Enade

11/07/2013 17:09

Enade logoO deputado federal Luiz Couto (PT-PB) recebeu comunicado do Ministério da Educação informando que as instituições de ensino superior têm até o dia 16 de agosto para fazer a inscrição dos alunos que participarão do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2013.

O exame serve para avaliar a qualidade de cursos e instituições superiores do País. As inscrições devem ser feitas pela internet, no site do Enade. As provas serão aplicadas em 24 de novembro e realizadas pelos estudantes indicados pelas instituições.

Baseado nos dados do ministério, Luiz Couto esclarece que nesta edição será avaliado o desempenho dos estudantes de bacharelado dos cursos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia.

“O exame também avaliará os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia. A prova será realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sob a orientação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes)”, complementa.

Participantes

Participarão da prova estudantes que tenham iniciado o curso com matrícula no ano de 2013 e estudantes de bacharelado, que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2014.

Aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso, até o término do período de inscrição, e os estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia, com expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2013 também devem participar. Assim como os estudantes que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo do curso da instituição, até 16 de agosto.

Enade

O Enade é um dos meios de avaliação da qualidade da educação superior no Brasil. A participação dos estudantes dos cursos avaliados é obrigatória e condição para a obtenção do diploma, sendo registrado no histórico escolar a situação de regularidade com o exame.

Criado em 2004, o Enade substituiu o Exame Nacional de Cursos (também conhecido como Provão). Em sua sexta edição, a prova que mede as competências e habilidades dos estudantes nos respectivos cursos passou por algumas mudanças.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

 

Ascom Dep. Luiz Couto, com Ministério da Educação e Inep