BESSA GRILL
Início » Cidades » Caretas invadem ruas pedindo o ‘jejum’ da Semana Santa

Caretas invadem ruas pedindo o ‘jejum’ da Semana Santa

Os “Caretas” faz parte do folclore nordestino, em que quando as pessoas doam as esmolas eles tocam, dançam, como forma de agradecimento.

3/04/2015 21:00

 

6933dde0af20150403082844Malhação de Judas será do domingo de Páscoa (5)
Quem nunca passou a Semana Santa no interior e no meio da tarde da Sexta-feira Santa se deparou com vários caretas pedindo o “jejum” pelas ruas da cidade? Pois é, nessa sexta-feira (3) foi o dia de dezenas de pessoas se fantasiarem de “Caretas” e saírem de porta em porta em Cajazeiras, Sertão paraibano.

As pessoas se vestem com maltrapilhos, geralmente feitas de palhas de bananeiras, e usam máscaras confeccionadas por elas mesmas, com intuito ficarem parecidos com pedintes famintos. Além de se tornarem atração, principalmente para as crianças, por onde passam.

Os “Caretas” faz parte do folclore nordestino, em que quando as pessoas doam as esmolas eles tocam, dançam, como forma de agradecimento. Esses personagens carregam, geralmente em uma carroça, um boneco, que simboliza Judas Escariotes, o apóstolo que traiu Jesus Cristo. No domingo de Páscoa (5), o boneco é queimado como forma de punição por entregar o filho de Deus.

Outra tradição dos “Caretas” é desafiarem os moradores “roubar algo” da carroça de Judas, e ai os caretas ficam em círculo, a pessoa que consegue pegar algo tem que sair correndo, para não apanhar de chicote dos mascarados;