BESSA GRILL
Início » Esportes » Brasileirão série ” C “; Botafogo-PB arranca empate heróico com o Paysandu em Castanhal

Brasileirão série ” C “; Botafogo-PB arranca empate heróico com o Paysandu em Castanhal

26/05/2014 07:50

Genivaldo fez mais uma bela partida no gol do Botafogo-PB (Crédito: Veronilson Freire/tvtorcedor.com.br)

O Botafogo-PB viajou para o Pará com apenas 2 titulares para jogar contra o Paysandu, pela Série C. O Paysandu, que havia jogado a primeira partida da final do Campeonato Paraense contra o Remo no meio de semana, veio à campo também com time misto, por conta de 5 desfalques no time titular. O Belo optou por entrar com o time reserva para preservar a integridade física dos jogadores, que estão exaustos fisicamente, visando também o clássico contra o Treze na quinta (29), pelo Paraibano. O jogo ocorreu com os portões fechados, por razão de uma punição aferida ao Paysandu.

Primeiro Tempo

O gramado do Modelão, em Castanhal, estava extremamente castigado e molhado pelas chuvas que antecenderam o jogo. O jogo começou bastante equilibrado, ambas as equipes sofreram muito com a falta de entrosamento nos primeiros minutos. A condição ruim do gramado fez o jogo ficar truncado. Aos poucos o Paysandu foi melhorando e sufocando o Botafogo-PB.

Nos minutos 17, 18 e 19 o Paysandu teve três chances de marcar com Rafael Tavares: no primeiro lance, ele chutou cruzado, a bola passou pela área do Botafogo-PB, mas ninguém apareceu para concluir; no segundo lance, Tavares recebeu belo passe e chutou na trave; no terceiro lance, ele finalizou, mas a bola passou bem pertinho à direita do gol defendido por Genivaldo.

A partir daí, o jogo voltou a ficar morno. O Botafogo-PB não conseguia chegar ao gol do Paysandu e terminava arriscando chutes de longe, sem sucesso. Não conseguia também trocar passes, recorrendo muito às ligações diretas. O Paysandu chegava com mais perigo, porém pecava na finalização das jogadas.

No minuto 31, o Paysandu parou na trave outra vez: o Paysandu fez bela troca de passes no ataque e Pikachu arriscou o chute, mas a bola parou no travessão de Genivaldo. O primeiro tempo seguiu e o Paysandu pressionava, aos 39 minutos Lima finalizou e Genivaldo salvou com uma grande defesa. Assim terminou o primeiro tempo em Castanhal, Paysandu 0 x 0 Botafogo-PB. O Paysandu jogou melhor, mas não conseguiu acertar nas finalizações para tirar o zero do placar.

Segundo Tempo

O segundo tempo começou com a mesma tônica do primeiro: com o Paysandu tomando a iniciativa e pressionando o Botafogo-PB. No 5° minuto o Belo conseguiu chegar de fora da área: Chapinha arriscou de fora da área e obrigou Paulo Rafael a defender em dois tempos. Um minuto depois o Paysandu quasemarcou um golaço, quando Juan acertou uma bicicleta, mas o paredão Genivaldo salvou.

O Paysandu jogava bem melhor, com mais volume. O Botafogo-PB conseguia se segurar, mas o gol do Paysandu ia amadurecendo. Aos 17 minutos, primeira boa chance do Belo no segundo tempo: Leomir acertou um chute que passou raspando a trave do Paysandu.

Quando o Belo estava melhorando na partida, o balde de água fria: Lima aos 23 minutos chutou cruzado e abriu o placar no Modelão. Curió mandou uma na trave um minuto depois, mas já havia sido assinalado o impedimento.

O Botafogo-PB acordou depois do gol sofrido e foi para cima e conseguiu o empate em falha do goleiro do Paysandu: Chapinha cruzou na área, Paulo Rafael saiu errado e Curió cabeceou por cobertura para empatar. Dois minutos depois, Lima perdeu chance inacreditável de recolocar o Paysandu na frente: ele driblou Genivaldo, mas se desequilibrou na hora de chutar e perdeu a chance com o gol aberto.

A partir daí foi só pressão do Paysandu, mas o Botafogo-PB se segurou bem. O paredão Genivaldo fez mais uma bela partida, saindo com muita segurança nas jogadas. Nos minutos finais as equipes cansaram e com a expulsão de Augusto, do Paysandu, as coisas ficaram mais fáceis para o Belo. Uma confusão no fim rendeu uma expulsão para cada lado, Walter para o lado do Belo e Marcos Paraná pelo lado do Paysandu. O Belo segurou o resultado, conseguindo um ótimo placar no Pará. Final: Paysandu 1 x 1 Botafogo-PB.

Pós-jogo

O Botafogo-PB saiu com empate, que mais teve gosto de vitória. O Belo chegou aos 9 pontos, ocupando a segunda posição no Grupo A, com um ponto a menos que o Fortaleza. O Paysandu, chegou aos 8 pontos e fica uma posição atrás do Botafogo-PB. Na próxima rodada o Belo recebe o Cuiabá no Almeidão no domingo (01). O Paysandu, por sua vez, volta ao Mangueirão e à sua torcida para jogar contra o líder Fortaleza no sábado (31).