BESSA GRILL
Início » Destaque » Brasil atropela Rússia e vai disputar “final” contra o Japão no Grand Prix

Brasil atropela Rússia e vai disputar “final” contra o Japão no Grand Prix

23/08/2014 17:43

 

Deixaram o Brasil chegar. Jogando com enorme concentração, a seleção brasileira feminina bateu a Rússia por 3 sets a 0, com parciais de 25/12, 25/21 e 25/20, em 1h20min, na madrugada deste sábado (tarde no horário japonês), em Tóquio, e conquistou a sua terceira seguida na fase final da competição, chegando ao dez pontos. Agora, por enquanto basta uma vitória por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 sobre o Japão, neste domingo, às 7h (de Brasília), para que as atuais bicampeãs olímpicas conquistem o seu décimo título da competição anual entre nações. A tarefa pode ficar mais tranquila caso as japonesas sejam derrotadas pela frágil Bélgica, em duelo ainda neste sábado. O título brasileiro pareceu ameaçado após um tropeço diante da Turquia na estreia nesta fase, porém, desde então, as comandadas do técnico José Roberto Guimarães conseguiram fazer grandes partidas e contaram com derrotas das adversárias para chegar ao último dia dependendo apenas de si para levantar mais um caneco.

Vencer a Rússia sempre tem um gosto especial para o Brasil. Ainda mais pela segunda vez em duas semanas – o outro triunfo aconteceu na fase de classificação do Grand Prix, em São Paulo. As europeias são históricas algozes do vôlei feminino brasileiro. Elas levaram a melhor na semifinal das Olimpíadas de Atenas 2004, quando o time liderava por 24 a 19 para fechar o jogo e levou a virada, e nas finais dos dois últimos Mundiais, em 2006 e 2010. A história está mudando e a seleção brasileira está sedenta para bater as russas novamente no Mundial da Itália, entre 23 de setembro e 12 de outubro.

– Essa vitória sobre a Rússia é muito importante. Vamos ter um grande jogo contra o Japão e, se Deus quiser, nós vamos conseguir fazer um grande jogo para sermos campeãs – disse Fabiana.

Brasil x Rússia fase final Grand Prix vôlei (Foto: Divulgação/FIBV)
Jogadoras da seleção brasileira comemoram ponto na vitória sobre a Rússia (Foto: Divulgação/FIBV)

Assim como tem acontecido nas partidas brasileiras neste Grand Prix, todas as atacantes brasileiras foram bastante acionadas e contribuíram de forma importante para o triunfo do time. A maior pontuadora foi a central Fabiana, com 17 pontos. Destaque também para a outra central da seleção, Thaisa, que fez 12 pontos (sendo seis de bloqueio) e acabou sendo eleita a melhor jogadora em quadra. As outras principais atacantes foram a ponteira Sheilla e a oposta Fernanda Garay, ambas com 11 pontos assinalados no incontestável triunfo sobre a Rússia.

Por GloboEsporte.com