BESSA GRILL
Início » Notícias » Bloco ‘Muriçocas do Miramar’ é animado por Elba Ramalho, na PB

Bloco ‘Muriçocas do Miramar’ é animado por Elba Ramalho, na PB

Desfile do bloco acontece nesta quarta-feira (6). Segundo organização, deve ser atraído um público de 300 mil foliões.

6/02/2013 09:42

Elba Ramalho participou da celebração do centenário de Gonzagão (Foto: Luna Markman/G1)Elba Ramalho é a principal atração do bloco (Foto: Luna Markman/G1)

O bloco Muriçocas do Miramar, o mais tradicional de João Pessoa, anima os foliões nesta quarta-feira (6) ao som de frevo, samba, axé e pop. Quem comanda a festa é a cantora paraibana Elba Ramalho. A concentração na Praça das Muriçocas, em Miramar, começa às 19h. Em seguida, o bloco passa pelas avenidas Tito Silva e Epitácio Pessoa, e termina no Busto de Tamandaré, em Tambaú.

saiba mais

  • Muriçoquinhas e Melhor Idade fazem festa no Folia de Rua em João Pessoa
  • Veja imagens do carnaval 2013 em João Pessoa

O 27º ano do bloco homenageia a Banda 5 de Agosto, que tocará em cima de um dos dez trios, por todo o corredor da folia. Com 48 anos de história, a banda nasceu em maio de 1964 e funcionou extra-oficialmente até 20 de outubro, quando o então prefeito Domingos Mendonça Neto sancionou uma lei oficializando a banda de música da cidade de João Pessoa com o nome ‘5 de Agosto’, em homenagem à fundação da capital paraibana. A arte da camiseta, feita pelo artista Yon Pontes, também foi inspirada na homenageada e está sendo vendida na Praça das Muriçocas ao preço de R$ 20.

O bloco terá nove palcos e mais de 20 atrações. Além de Elba, se apresentam Mestre Fuba, Pura Raiz e Mirandinha, Mayara e Carol, Diana Miranda, Renata Arruda, Megaxé A2, Ramon Schnayder, Gracinha Telles e Gustavo Travassos, Eloisa Olinto, Natalie de Lima, Marianne Gipsy, Maestro Chiquito e Orquestra Metalúrgica Felipéia, PBPob com Banda 5 de Agosto, Nação Maracahyba, e mais três orquestras de frevo.

Muriçocas do Miramar (Foto: Maurício Melo/G1 PB)Muriçocas do Miramar é o bloco mais tradicional da
Paraiba (Foto: Maurício Melo/G1)

Segundo estimativa do Folia de Rua, cerca de 300 mil foliões devem percorrer a Avenida Epitácio Pessoa no desfile.

Histórico
Em 1986, os moradores do bairro do Miramar, em João Pessoa, brincavam o carnaval em cidades como Olinda e Recife. Durante uma festa de aniversário no bairro, um grupo de professores, jornalistas e artistas resolveram sair brincando, fazendo barulho, com latas e panelas.

Como a cidade estava vazia, o grupo brincou com a ideia de que só as muriçocas ficavam no bairro. “Foi um processo de evolução, muito gratificante. Quando o bloco começou, era um embrião, depois se transformou num bebê e esse bebê foi crescendo e, hoje, já tem 27 anos, já é um adulto”, lembrou Antônio Gualberto, presidente do bloco.

O bloco ganhou as ruas pela primeira vez em 1987. Os foliões acompanhavam uma carroça puxada por um burrinho, animados por um carro de som.

“O que nós achamos interessante é o fato que é um bloco que sai em uma quarta-feira que não é de Carnaval, à noite. Um bloco que sai em uma quarta-feira à noite e dá cerca de 300 mil pessoas é algo fantástico”, disse Gualberto.

 

G1