BESSA GRILL
Início » Notícias » Blocão sofre dois golpes com Nadja e o PEN

Blocão sofre dois golpes com Nadja e o PEN

12/12/2013 00:04

NadjaPalitot2

A verdade é que o chamado Blocão sofreu, nas últimas horas, dois pesados golpes. O primeiro deles, evidentemente, foi o pré-lançamento da candidatura de Nadja Palitot, pelo PT. O segundo abalo veio com as declarações do deputado Ricardo Marcelo, presidente do PEN, afiançando que seu partido não faz parte do Blocão.

Na verdade, o Blocão praticamente levou o PT a decidir, na medida em que ficou jogado para a plateia, sem apresentar um nome para disputar o Governo. Até pelo contrário, os que foram cotados, como o ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades, pelo PP) e o deputado Leonardo Gadelha (PSC) se recusaram a assumir a parada.

Diante do buraco negro que se estabeleceu, o PT decidiu agir. A verdade é que não existe espaço vazio na política. Então o PT se antecipou e jogou certo. Há, claro, algumas contestações, inclusive dentro do próprio partido, mas é evidente que se criou um fato novo capaz de mudar o vértice do debate. O quadro alterou completamente.

Quanto à posição do PEN, está evidente que o presidente Ricardo Marcelo ainda aguarda pelos dadinhos que estão rolando. Talvez aposte numa definição do senador Cássio Cunha Lima, ou espere para aferir como se comportará a candidatura do ex-prefeito Veneziano, que vem crescendo, de forma gradual, em todas as pesquisas.

Mas, o fato é que o Blocão sofreu pesado revés.

Blog de Helder Moura.