BESSA GRILL
Início » Cidades » Baleia de 8 metros é encontrada morta com marcas de mordida na Praia da Guarita em Pitimbu-PB

Baleia de 8 metros é encontrada morta com marcas de mordida na Praia da Guarita em Pitimbu-PB

Bicho da espécie jubarte foi achado em estado avançado de decomposição. Encalhe aconteceu na madrugada desta sexta-feira(26)na Praia da Guarita em Pitimbu.

26/07/2013 01:45

Baleia Pitimbu 01

Uma baleia foi encontrada morta nesta madrugada de sexta-feira( 26 ) ,  na Praia da Guarita em Pitimbu, no Litoral Sul paraibano. O animal, da espécie jubarte e que mede cerca de 8 metros, foi achado em estado avançado de decomposição, segundo informações de pescadores que encontraram o animal e espalharam a notícia pela cidade provocando um verdadeiro corre-corre. Algumas pessoas que se encontravam na Praça Senhor do Bonfim, no Centro da Cidade, tomando conhecimento do achado macabro foram até a praia, sendo seguidas por outras pessoas. É grande o número de curiosos que estão no local. Logo mais  caso será comunicado a uma bióloga para que examine o animal.

download

Remoção
É possível que por volta das 9 horas desta sexta-feira(26) o animal seja  retirado da praia da Guarita. De acordo informações de funcionários da  Prefeitura Municipal do Município, que já tomou conhecimento do fato, cabe a prefeitura local fazer a remoção da carcaça do bicho.

“Quando a praia é habitada, existe uma resolução do Conama [Conselho Nacional de Meio Ambiente], que atribui essa responsabilidade retirar o animal ao poder público.  Já que a Prefeitura não possui máquina retroescavadeira essa remoção, possivelmente, seja feita através de trator o que é comum no município.

Os biólogos costumam dizer que  demora em retirar o animal da areia da praia pode causar danos ao meio ambiente e também aos moradores.  Tem  muita gente que nunca viu uma baleia na vida e mesmo por falta de orientação  que não pode  tocar, as pessoas continuam mexendo, principalmente criança.  o contato com o animal pode transmitir zoonoses.