BESSA GRILL
Início » Notícias » Avião da Esquadrilha da Fumaça cai e dois pilotos morrem

Avião da Esquadrilha da Fumaça cai e dois pilotos morrem

13/08/2013 06:28

PILOTOSOs dois ocupantes do Super Tucano A-29 da Esquadrilha da Fumaça, que caiu na manhã desta segunda-feira (12), na pista da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), eram experientes e estavam na Força Aérea desde 1998. O capitão aviador João Igor Silva Pivovar e o capitão aviador Fabrício Carvalho, ambos de 31 anos, chegaram a realizar a ejeção, mas morreram no local. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) vai investigar os fatores que causaram a queda.

O acidente ocorreu por volta das 9h quando duas aeronaves faziam manobras. Ao invés de subir, um dos aviões se chocou com o chão “Era um voo de treinamento, na fase de desenvolvimento de manobras durante a implantação da nova aeronave. No momento de recuperação, na descida, essa aeronave entrou em atitude anormal e colidiu com o solo. Não sabemos o que gerou essa atitude. Houve uma pequena explosão, mas não houve tempo para socorro”, afirmou o comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), tenente coronel Marcelo Gobett Cardoso.

Ainda segundo Cardoso, mesmo com a ejeção, não foi possível salvar os pilotos. “A aeronave estava se recuperando de uma manobra e não estava nas condições propícias para a ejeção. Vamos aguardar o laudo inicial para que a gente possa avaliar. Esperamos poder continuar esse processo de implantação do Super Tucano”, disse.

Segundo o comandante da AFA, o brigadeiro do ar Carlos Eduardo da Costa Almeida, os pilotos treinavam juntos porque ocupavam a mesma posição na esquadrilha e faziam as mesmas manobras. “Informações, imagens, peças e análise de caixa preta vão montar um quebra-cabeça para mostrar o que aconteceu”, afirmou.

O velório das vítimas começou às 18h30 na AFA e é restrito a colegas e parentes dos pilotos. Os corpos serão enterrados nas cidades de origem, mas os horários ainda não foram confirmados.

 

 

 

 

do G1