BESSA GRILL
Início » Notícias » Atuação da Força Nacional na PB é prorrogada

Atuação da Força Nacional na PB é prorrogada

18/12/2012 11:00

O Ministério da Justiça prorrogou o período de atuação da Força Nacional de Segurança naParaíba. A portaria assinada pelo ministro José Eduardo Cardozo foi publicada nesta segunda-feira (17) e determina que o efetivo continue no Estado por mais quatro meses. A Força Nacional está atuando na Paraíba desde setembro de 2011, colaborando na conclusão de inquéritos acumulados na região metropolitana de João Pessoa.

A permanência da Força Nacional na Paraíba se encerraria neste mês de dezembro. De acordo com a portaria publicada nesta segunda-feira, a prorrogação do prazo foi pedida pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) ao Ministério da Justiça.

O efetivo da Força Nacional veio à Paraíba para auxiliar na investigação de cerca de 1.500 inquéritos de homicídios que estavam sem conclusão desde 2007. Quando o efetivo da Força Nacional chegou ao Estado a Secretaria de Segurança criou um gabinete de gestão integrada para acompanhar e auxiliar nas investigações. O trabalho da Força Nacional na Paraíba ganhou o nome de Operação Tambiá.

A Força Nacional foi criada em 2004 para atender situações emergenciais nos estados. Ela é acionada quando há necessidade de maior apoio do poder público ou quando for detectada a urgência de reforço na área de segurança. A tropa é formada por policiais treinados em Brasília.