BESSA GRILL
Início » Internacionais » Antigo parceiro dos Beatles, Tony Sheridan morre aos 72 anos

Antigo parceiro dos Beatles, Tony Sheridan morre aos 72 anos

Sheridan cantou em algumas das primeiras gravações do quarteto. Músico esteve no Brasil para megashow em Vitória.

17/02/2013 23:15

Tony Sheridan, antigo parceiro dos Beatles (Foto: Reprodução/Site Oficial)Tony Sheridan, antigo parceiro dos Beatles
(Foto: Reprodução/Site Oficial)

O cantor e guitarrista inglês Tony Sheridan, antigo parceiro dos Beatles, morreu neste sábado (16) na Alemanha, aos 72 anos. Sheridan cantou em algumas das primeiras gravações do quarteto de Liverpool, incluindo “My Bonnie”.

Ele esteve no Brasil em 2010 quando fez um show na praia de Camburi, em Vitória, no Espírito Santo. Na ocasião, Sheridan se apresentou ao lado da banda “Clube Big Beatles”, um dos mais tradicionais grupos brasileiros de tributo ao grupo inglês.

O músico nasceu no dia 5 de maio de 1940 em Norwich, na Inglaterra. De acordo com sua biografia, publicada no site do cantor, ele cresceu em um lar bastante influenciado pela música clássica e aprendeu a tocar violino quando ainda era muito novo.

Durante a adolescência, Sheridan abandonou a escola primária para frequentar uma escola de arte e trocou o violino pela guitarra. Em 1956, ele formou seu primeiro grupo de skiffle – música folk com influência de jazz, blues e country.

O músico é considerado por alguns estudiosos como o responsável por lançar os Beatles no mundo dos discos ao convidá-los para ser sua banda de apoio durante uma série de gravações em Hamburgo, na Alemanha. Pouco tempo depois, em 1961, ele cantou em várias faixas gravadas pelos Beatles.

O trabalho de Sheridan com o quarteto foi relançado várias vezes ao longo dos anos, mais recentemente em 2011. Neste ano, o CD que reunia  o trabalho conjunto, chamado de “Os Beatles com as primeiras gravações de Tony Sheridan – Edição comemorativa do 50º aniversário”, foi indicado ao Grammy, mas acabou perdendo.

G1