BESSA GRILL
Início » Notícias » Abandono do Terminal Pesqueiro de Cabedelo é denunciado na Câmara Municipal 

Abandono do Terminal Pesqueiro de Cabedelo é denunciado na Câmara Municipal 

13/10/2018 10:27

Pescadores denunciaram na noite destaqinta-feira (11), durante sessão especial na Câmara Municipal de Cabedelo, abandono do Terminal Pesqueiro de Cabedelo. A Sessão Especial contou com a participação de 8 vereadores da casa. Em fotos registradas em visita ao Terminal Pesqueiro Público de Cabedelo realizada pela vereadora Geusa Ribeiro, presidente da Câmara, e sua equipe pela manhã da quinta foi possível mostrar aos participantes da sessão o estado crítico que o local se encontra e a importância de uma sessão para debater com a população ações a serem realizadas para buscar melhoria para o local.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foram convidados para a Sessão Especial o representante da Secretaria de Administração Pública da Paraíba (SEAP-PB), IBAMA, colônias do litoral, secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Secretaria Municipal de Cabedelo de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura, Capitania dos Portos da Paraíba, Federação dos Pescadores e Aquicultores da Paraíba, superintendência da Polícia Federal, Câmara Municipal de João Pessoa, Sindicato dos Pescadores Profissionais, Artesanais e Similares, na Indústria de Pesca, no Estado da Paraíba (Sindipesca PB), representantes da Cooperativa dos Armadores de Pesca no Estado da Paraíba e representantes da Cooperativa de Pesca do Estado da Paraíba, mas a maioria não foi ao Plenário Luiz de Góes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os vereadores Geusa Ribeiro, Divino Felizardo, Fabiana Régis, Hérlon Cabral, Jonas Pequeno, Graça Rezende e Maria do Socorro participaram da sessão e garantiram empenho para buscar melhorias.

Também estiveram presentes na Sessão Especial Samuel Cunha Monteiro – presidente do Sindicato dos Pescadores, Janailson Nascimento – representante da Capitania dos Portos, Inocêncio Avelino – técnico em pesca da Prefeitura Municipal de Cabedelo, Geraldo da Silva Sousa – morador do município, Irenaldo Albuquerque – Cooperativa de Pesca e Tiago Costa – Sindicato dos Estivadores de Cabedelo.

Inocêncio, técnico da Prefeitura de Cabedelo, durante o uso da fala alertou para a falta de investimento no ramo pesqueiro e lembrou que por ano o Instituto Federal da Paraíba de Cabedelo forma pelo menos 20 profissionais técnicos, mas não há mercado de trabalho para estas pessoas e foi enfático ao dizer “se o Terminal Pesqueiro funcionasse haveria emprego e renda para todos. O terminal fechado é dinheiro do povo jogado fora”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A vereadora Geusa Ribeiro finalizou a sessão garantindo a criação do Fórum da Pesca e o envio de um documento que será elaborado pela casa com a colaboração dos pescadores do município para ser enviado ao Ministério da Pesca e Aquicultura do Governo Federal.  “Esse é um passo inicial para que a gente possa avançar e proporcionar a volta do crescimento da nossa pesca” – Geusa Ribeiro.

Comissão Especial da Pesca

Uma Comissão Especial presidida pelo vereador Hérlon Cabral (PRP) foi criada na Câmara esta semana e vai convocar entidades para discutir os problemas enfrentados pelos pescadores da cidade e buscar melhorias para o crescimento do setor pesqueiro em Cabedelo.

Sessão ordinária

Durante a sessão ordinária o vereador Valdir Tartaruga, secretário da mesa, leu o pedido de abertura de investigação feito pelo suplente de vereador André Lima (PDT), que pede cassação da vereadora Fabiana Régis (PDT) na Câmara de Cabedelo. Após a leitura do processo, a vereadora usou a tribuna para se defender. “Gostaria muito de dizer que este processo foi uma surpresa, mas não estou surpresa. É um processo que se arrasta ha muitos meses na mão de Dr. André o qual é meu suplente. Quero deixar bem claro para esta Câmara, esta casa, para a população de Cabedelo, que nunca fui citada na Xeque Mate, nunca fui citada na delação do ex-vereador Lucas Santino”, de