BESSA GRILL
Início » Internacionais » Ucrânia e rebeldes chegam a acordo preliminar para retirada de armas

Ucrânia e rebeldes chegam a acordo preliminar para retirada de armas

24/07/2015 00:32

 

A Ucrânia e os separatistas pró-Rússia chegaram a um acordo preliminar para ampliar uma retirada de armas no leste ucraniano, incluindo tanques e sistemas de armas menores, disse o presidente da Organização de Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Ivica Dacic, nesta terça-feira (21).

Sob um acordo de cessar-fogo intermediado em Minsk, capital de Belarus, em fevereiro, armas com mais de 100 milímetros de calibre já foram retiradas, mas ambos os lados acusam o outro de continuar a usar artilharia pesada e há relatos de vítimas quase diariamente.

O acordo recente sobre armas mais leves foi alcançado em uma reunião do chamado “grupo de contato”, envolvendo Ucrânia, Rússia e os separatistas, sob o comando da OSCE.

ukraine_fran-1

Soldados ucranianos são vistos em tanque em rodovia a caminho de Debaltseve, no leste da Ucrânia (Foto: Petr David Josek/AP)

Ao falar em Minsk, Dacic disse que o acordo ainda precisa ser assinado, mas pediu a todos os lados para “cessar completamente os ataques e respeitar um cessar-fogo completo”.

Mais cedo, os separatistas afirmaram que um civil e um combatente rebelde foram mortos em bombardeio realizado pelas forças da Ucrânia nas últimas 24 horas, enquanto o Exército ucraniano disse que um oficial morreu em ataques rebeldes.

Mais de 6.500 pessoas foram mortas desde o início do conflito no leste da Ucrânia, em abril do ano passado.

 

 

www.reporteriedoferreira.com Por G1