BESSA GRILL
Início » Internacionais » Sobe para 20 o número de mortes na China provocadas por gripe aviária

Sobe para 20 o número de mortes na China provocadas por gripe aviária

Segundo agência estatal, vírus H7N9 infectou 102 pessoas no país. OMS trabalha para obter mais detalhes sobre a cepa.

21/04/2013 16:27

aves_china

O vírus H7N9 da gripe aviária provocou mais três mortes na China, o que eleva o total a 20, no leste do país, onde foram registradas muitas contaminações.

Entre as últimas vítimas está um homem de 69 anos chamado Xu, que faleceu na última sexta-feira (19) na província de Zhejiang, informou a agência estatal Xinhua.

A variação H7N9 da gripe aviária infectou 102 pessoas na China. Trinta e três casos, com 11 mortes, aconteceram na região de Xangai.  Uma equipe de 15 especialistas estrangeiros, da Organização Mundial da Saúde (OMS), está trabalhando na China para obter informações sobre a cepa H7N9.

A OMS anunciou na sexta-feira em Pequim que estuda o caso de “focos familiares” – várias contaminações em uma mesma família -, mas se mostrou tranquilizadora sobre um risco de transmissão entre humanos do vírus.

Apesar dos esforços das autoridades, o H7N9 se propagou a pelo menos quatro províncias e duas metrópoles importantes, Pequim e Xangai, do país de maior população do mundo. Apesar da progressão lenta, todos os dias são registrados novos casos.

Visto por microscópio, vírus H7N9 pode assumir diversas formas, afirma o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) (Foto: C.S. Goldsmith/CDC/AP)Visto por microscópio, vírus H7N9 pode assumir diversas formas, afirma o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) (Foto: C.S. Goldsmith/CDC/AP)
G1