BESSA GRILL
Início » Internacionais » Sob tensão, sul-coreanos saem de polo industrial na Coreia do Norte

Sob tensão, sul-coreanos saem de polo industrial na Coreia do Norte

Cerca de 53 mil funcionários já haviam deixado complexo de Kaesong. Coreia do Norte ameaça atacar EUA, Coreia do Sul e Japão.

11/04/2013 04:01

Carros de sul-coreanos trabalhadores de Kaesong deixam a Coreis do Norte (Foto: Yonhap/Im Byung-shik/AP)Carros de sul-coreanos trabalhadores de Kaesong deixam a Coreia do Norte (Foto: Yonhap/Im Byung-shik/AP)

Funcionários sul-coreanos que trabalham no polo industrial binacional de Kaesong, na Coreia do Norte, estão deixando o local em meio à crescente tensão militar entre Coreia do Norte, Coreia do Sul e EUA.

Na segunda-feira (8), a Coreia do Norte anunciou a retirada de 53 mil norte-coreanos que trabalham em Kaesong.

Desde a quarta passada, o Norte proíbe o acesso dos trabalhadores sul-coreanos e dos caminhões de abastecimento.

mapa coreia do norte kaesong (Foto: Arte/G1)

Algumas das 123 empresas sul-coreanas presentes no polo interromperam a produção por falta de matérias-primas.

Mais de 300 profissionais sul-coreanos deixaram o complexo desde a semana passada, mas quase 500 tinham decidido permanecer para garantir o bom funcionamento das atividades.

A Coreia do Sul e os Estados Unidoselevaram nesta quarta-feira (10) o nível de alerta diante da ‘ameaça vital’ representada pela Coreia do Norte, que estaria a ponto de executar um ou vários lançamentos de mísseis, coincidindo com o aniversário da data de nascimento do fundador do país, 15 de abril.

Caminhão carregado de caixas deixa a Coreia do Norte (Foto: Yonhap/Im Byung-shik/AP)Caminhão carregado de caixas deixa a Coreia do Norte (Foto: Yonhap/Im Byung-shik/AP)
Carro carregado de caixas em direção a Coreia do Sul (Foto: Jung Yeon-Je/AFP)Carro carregado de caixas em direção a Coreia do Sul (Foto: Jung Yeon-Je/AFP)
G1