BESSA GRILL
Início » Internacionais » Primeira-dama da França custa três vezes menos ao país que Carla Bruni

Primeira-dama da França custa três vezes menos ao país que Carla Bruni

Valérie Trierweiler custa 19.742 euros por mês aos cofres públicos. Dados foram divulgados pelo governo após crítica de deputado.

4/05/2013 10:31

O Estado francês gasta três vezes menos dinheiro com a atual primeira-dama, Valérie Trierweiler, que com sua antecessora, Carla Bruni, segundo consta de uma resposta enviada pelo Governo a um deputado conservador que foi publicada neste sábado (4) por vários jornais da França.

O Governo indicou que os cinco colaboradores de Trierweiler custam aos cofres públicos 19.742 euros por mês, e acrescenta, a título de comparação, que a esposa de Nicolas Sarkozy contava com oito empregados que custavam 36.448 euros. A esse montante é preciso somar 25.714 euros pela manutenção da sua página na internet, alcançando mais de 60 mil euros.

Valérie Trierweiler durante passeio de barco em Azenor neste sábado (14) (Foto: AFP)Valérie Trierweiler em foto de 2012 (Foto: AFP)

Os dados estão na resposta escrita pelo Governo a uma pergunta, feita também por escrito, do deputado Guillaume Larrivé, do partido conservador UMP, em 12 de março.

O parlamentar queria conhecer “o custo, para as finanças do Estado, dos colaboradores colocados à disposição de Valérie Trierweiler”.

O deputado se interessava, em particular, pelo fato de Trierweiler, que não é casada com o presidente François Hollande nem tem “união civil” com ele, contar com um espaço particular no site da Presidência.

G1