BESSA GRILL
Início » Internacionais » Presidente de indústria italiana é preso por corrupção internacional

Presidente de indústria italiana é preso por corrupção internacional

12/02/2013 16:56

ROMA, 12 FEV (ANSA) – O presidente da Finmeccanica, conglomerado italiano que trabalha nas áreas de aeronáutica e defesa, Giuseppe Orsi, foi preso hoje por corrupção internacional em um caso de supostos subornos ao governo da Índia para a venda de 12 helicópteros.

Segundo as acusações, para a venda dos helicópteros foi pago suborno para o governo indiano em torno de 50 milhões de euros. A justiça de Busto Arsizio, proximidade de Milão, emitiu uma ordem prisão contra o dono da Agusta Westland, fornecedora dos helicópteros e filial da Finmeccanica, Bruno Spagnolini, em detenção domiciliar por corrupção internacional, extorsão e enriquecimento ilegal.

Orsi estava há meses sob investigação por corrupção junto a outras pessoas, entre elas um ex-ministro, sempre sobre a questão de suborno. A prisão preventiva para Orsi “é proporcional a gravidade dos fatos, com certeza impedirá ações corruptas” e “põem um limite ao compromisso que ele mobilizou para prevenir, impedir e desviar a investigação”, relatou o juiz de Busto Arsizio na ordem de prisão.

O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, comentou sobre o caso afirmando que “se trata de um problema relativo à governança que enfrentamos, sendo necessário reforçar a luta pela corrupção que não conseguimos fazer com um oposição direta”.

UOL