BESSA GRILL
Início » Internacionais » Presidente da Guiné se reelege, e líder opositor contesta o resultado

Presidente da Guiné se reelege, e líder opositor contesta o resultado

4/11/2015 00:47

O presidente da Guiné, Alpha Condé, obteve a maioria absoluta no primeiro turno das eleições presidenciais. A reeleição, contudo, está sendo contestada pela oposição.

Presidente da Guiné, Alpha Conde, durante sessão do Fórum Econômico Mundial, em Davos. (Foto: Christian Hartmann/Reuters)O presidente da Guiné, Alpha Conde
(Foto: Christian Hartmann/Reuters)

Com 90% dos votos apurados em uma eleição que contou com a participação de 68% da população, Condé teria conquistado 92% dos votos (2,2 milhões). Com a maioria absoluta descarta-se a necessidade de segundo turno.

O líder da oposição, Cellou Dalein Diallo, obteve pouco mais de um milhão de votos, mas criticou imediatamente o que classificou de “farsa eleitoral”.

“Não podemos reconhecer uma vitória nesses termos”, disse Diallo.

“Não vou recorrer ao Tribunal Constitucional. No momento oportuno convocarei os outros candidatos e todos os cidadãos, que são verdadeiras vítimas desse golpe eleitoral para organizar, dentro dos limites da lei, manifestações pacíficas”, disse Diallo em declaração à imprensa.

Os adversários de Condé consideram que o resultado esmagador dessa eleição só pode ter sido conseguido com uma grande fraude, já que há cinco anos ele ganhou de Diallo com uma margem estreita de votos.

www.reporteriedoferreira.com G1