BESSA GRILL
Início » Internacionais » Obama promete ajuda a vítimas da tragédia causada por explosão no Texas

Obama promete ajuda a vítimas da tragédia causada por explosão no Texas

18/04/2013 15:52

WestO presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ofereceu nesta quinta-feira o apoio do governo para reforçar a resposta das autoridades locais à tragédia ocorrida em West (Texas) após a explosão em uma fábrica de fertilizantes que deixou pelo menos 15 mortos e mais de 160 feridos.”Nossas orações estão com a cidade de West”, disse Obama em comunicado enviado pela Casa Branca.

O presidente, que está participando hoje de uma cerimônia em memória das vítimas dos atentados da segunda-feira na cidade, agradeceu às equipes de emergência em West, “que trabalharam sem descanso durante toda a noite para conter a situação e atender os feridos”.

West 2“Uma comunidade muito unida foi abalada e pessoas boas e trabalhadoras perderam a vida”, destacou Obama sobre a explosão na fábrica de fertilizantes, localizada perto a Waco, no estado do Texas.

O governo, através da Agência Federal para o Gerenciamento de Emergências (FEMA), disse estar “em forte contato” com as autoridades estatais e locais para dar apoio nas operações de resgate e busca de vítimas, que continuam.

Diante dessa “tragédia”, os moradores da cidade de West “poderão contar com o apoio do povo americano”, disse Obama.

O prefeito de West, Tommy Muska, explicou em entrevista coletiva que aproximadamente entre 50 e 60 casas foram demolidas e que quase a metade dos 2.800 habitantes da cidade foram evacuados.

“A explosão foi como se fosse de uma bomba nuclear”, descreveu o prefeito.

O porta-voz da polícia de Waco, Patrick Swanton, declarou que não se sabe do paradeiro de pelo menos três bombeiros que socorreram a fábrica de adubo na noite de quarta-feira depois de um aviso de incêndio.

Durante o voo para Boston, Obama falou por telefone com o governador do Texas, o republicano Rick Perry, para dizer que suas orações estão com os moradores de West e para oferecer recursos federais para a recuperação, afirmou Josh Earnest, porta-voz adjunto da Casa Branca, aos jornalistas.

De acordo com Earnest, Obama foi informado sobre a explosão em West “muito cedo nesta manhã”.

 

 

 

 

do Yahoo