BESSA GRILL
Início » Internacionais » Kim Jong-un visita obras da primeira estação de esqui da Coreia do Norte

Kim Jong-un visita obras da primeira estação de esqui da Coreia do Norte

Centro de esqui é um projeto pessoal do ditador. Visita foi vista como tentativa de Pyongyang de ressaltar suas conquistas.

15/12/2013 07:35

O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, visitou a estação de esqui de Masik, a primeira do país, em sua segunda aparição pública desde a execução de seu tio e mentor, Jang Song-thaek, informou neste domingo (15) a agência estatal “KCNA”.

O centro de esqui é um projeto pessoal do ditador e a visita se vê como uma tentativa de Pyongyang de ressaltar as conquistas de Kim Jong-un, após o surpreendente expurgo de quem era considerado o número dois do regime.

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, visita a estação de esqui de Masik em foto sem data divulgada pelo governo (Foto: KCNA/AFP)O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, visita a estação de esqui de Masik em foto sem data divulgada pelo governo (Foto: KCNA/AFP)

O complexo, que ainda está em construção, fica no desfiladeiro de Masik, a cerca de 180 quilômetros a leste Pyongyang e conta com um grande hotel, e inclusive uma pista de aterrissagem para um helicóptero.

Durante a visita, Kim louvou o projeto e a construção do complexo turístico e agradeceu o esforço dos trabalhadores que estão participando do projeto, segundo a nota da “KCNA”.

Os especialistas sustentam que o empobrecido regime norte-coreano se fixou no turismo como uma importante fonte de receita para impulsionar o país. A estação de esqui permitirá, pela primeira vez, a chegada de turistas estrangeiros durante todo o ano.

Além disso, se considera que o regime procura elevar com este tipo de construções e visitas a imagem do líder, especialmente entre as gerações mais jovens do país comunista.

Os meios norte-coreanos informaram também neste fim de semana que Kim Jong-un visitou o Instituto de Projeto do Exército, onde insistiu na importância da construção do complexo.

G1