BESSA GRILL
Início » Internacionais » Israelenses e palestinos estipulam 9 meses de negociações, dizem EUA

Israelenses e palestinos estipulam 9 meses de negociações, dizem EUA

Prazo poderá ser prorrogado, segundo o Departamento de Estado. Rivais tentam destravar processo de paz após quase três anos.

29/07/2013 19:25

As negociações diretas de paz entre israeleneses e palestinos, que reiniciam nesta segunda (29), devem durar 9 meses, informou o Departamento de Estado dos EUA.

O prazo poderá ser prorrogado se não houver acordo, segundo o porta-voz Jen Psaki.

O presidente Barack Obama elogiou o iminente reinício das negociações de paz e pediu para que as duas partes tratem as conversações com honestidade e boa fé.

“O mais difícil ainda está por vir nestas negociações, e espero que tanto israelenses quanto palestinos tratem estas negociações com boa fé, com determinação e interesse”, declarou Obama em um comunicado.

As negociações de paz diretas devem ser retomadas em Washington, pela primeira vez em três anos.

Obama, que fez da resolução do conflito uma de suas prioridades na política externa americana no início de seu primeiro mandato em janeiro de 2009, antes de ver seus esforços fracassarem, disse estar “feliz” que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o presidente palestino Mahmoud Abbas aceitaram negociar e enviaram representantes a Washington.

“É um passo promissor, mesmo que seja necessário trabalhar duro e que escolhas difíceis devam ser tomadas no futuro”, considerou Obama.

O líder americano, que realizou sua primeira visita como chefe de Estado a Israel e aos Territórios Palestinos em março, assegurou ter “sentido pessoalmente o desejo de paz profundo que existe entre os israelenses e palestinos”.

Esta viagem, segundo Obama, acabou por convencer que a paz é não apenas possível, mas necessária.

“Os Estados Unidos estão prontos para apoiar (as duas partes) ao longo das negociações, tendo como objetivo alcançar dois Estados, vivendo lado a lado na paz e na segurança”, prometeu o presidente.

G1