BESSA GRILL
Início » Internacionais » Garota que nasceu sem nariz ganha prótese feita em impressora 3D

Garota que nasceu sem nariz ganha prótese feita em impressora 3D

23/06/2015 00:02

tessa-evans-internaTessa Evans nasceu sem nariz. A irlandesa de dois anos de idade é um dos 47 casos de arrinia congênita já registrados no mundo. Contornar isso e construir um nariz e partes do sistema olfativo é algo que a ciência ainda não consegue, mas com a ajuda de uma impressora 3D, a menina ganhou uma prótese, que será ajustada conforme seu rosto for crescendo.

Até então, todas as soluções estéticas para que um nariz seja criado exigem um trabalho cirúrgico pesado e podem deixar cicatrizes no rosto, além de que não são feitas em crianças devido ao período de crescimento, que só é finalizado na adolescência. Com a impressão 3D, contudo, é possível realizar uma incisão na área do couro cabeludo, independente da idade do paciente, inserindo a prótese sem que haja risco de cicatriz. Os médicos fizeram um molde do crânio de Tessa e criaram digitalmente o nariz. Embora ele não tenha o poder de funcionar comovia respiratória, trata-se de uma correção estética bastante importante para a garota.

“Nós decidimos ir em frente, já que é uma chance de mudar sua aparência gradualmente ao longo dos anos e de normalizar sua face sem que seja preciso cortá-la“, afirmou Nathan Evans, o pai da menina, ao DailyMail.

Todas as fotos via DailyMail

A popularização da impressão 3D tem ajudado muito na área de próteses, já que é possível imprimir peças mais precisas em menos tempo e por um custo menor. Recentemente, um garoto norte-americano ganhou uma prótese de braço inspirada na saga Star Wars – veja aqui, enquanto que um tucano teve seu bico reconstruído com a ajuda da impressão 3D após sofrer maus tratos.

www.reporteriedoferreira.com   Terra