BESSA GRILL
Início » Internacionais » Fortes chuvas fecha tráfego aéreo da Alemanha

Fortes chuvas fecha tráfego aéreo da Alemanha

Na Irlanda, chuva e ventos fortes deixaram mais de 7 mil casas sem luz.

6/12/2013 09:12

chuvas e vento na alemanhãOndas atingem doca em estação de ferry em Dagebuell, na Alemanha, nesta quinta-feira (5) (Foto: Carsten Rehder/DPA/AFP)

 

A passagem de um temporal pelo norte da Alemanha provocou nessa quinta-feira (5) a paralisação do tráfego aéreo em Hamburgo, por conta dos fortes ventos de até 140 km/h que estão previstos para atingir a região.

Até a metade do dia cem voos já haviam sido cancelados, tanto conexões nacionais com os aeroportos de Frankfurt e Munique como trajetos internacionais com destino ou origem de Milão e Copenhague. As autoridades alemãs ativaram na madrugada passada o alerta para a iminente chegada do temporal, que entrou na Alemanha vindo da Escócia.

É esperado que a passagem do temporal também afete o tráfego ferroviário de toda a metade norte do país. Em algumas cidades, como Brêmen, as escolas foram fechadas.Ondas atingem doca em estação de ferry em Dagebuell, na Alemanha, nesta quinta-feira (5) (Foto: Carsten Rehder/DPA/AFP)

Ondas atingem doca em estação de ferry em Dagebuell, na Alemanha, nesta quinta-feira (5) (Foto: Carsten Rehder/DPA/AFP)

Ondas atingem doca em estação de ferry em Dagebuell, na Alemanha, nesta quinta-feira (5) (Foto: Carsten Rehder/DPA/AFP)

O Serviço Meteorológico alemão acionou desde ontem os alertas sobre a passagem da tempestade, que deve afetar os estados de Schleswig-Holstein, Baixa Saxônia, Hamburgo e Brêmen.

Estima-se que os ventos poderão alcançar os 140 km/h em terra e 130 km/h no mar Báltico.

As previsões indicam que, além dos fortes ventos em todo o litoral, o temporal trará as primeiras fortes nevadas da temporada em boa parte da metade norte do país

O alerta também se estendeu ao litoral dinamarquês e boa parte dos países escandinavos, onde as autoridades reforçaram as medidas de prevenção e alertaram os cidadãos.

Irlanda

O temporal de chuva e ventos fortes também causaram estragos na República da Irlanda, onde houve cancelamentos nos serviços de barcas e cortes de luz em cerca 7.700 casas e lojas do norte e do noroeste da ilha, informaram nesta quinta as autoridades.

Segundo o Serviço Meteorológico (Met Éireann), as regiões mais afetadas são as províncias do Ulster , Connacht e Leinster, onde em alguns pontos as rajadas de vento passaram de 120 km/h e provocaram bloqueios em estradas pela queda de árvores.

No condado irlandês de Donegal, a oeste do Ulster, mais de 1.700 casas e estabelecimentos continuam sem eletricidade e vários das barcas que unem a costa às ilhas próximas foram cancelados pela força do vento e do mar.

Na Irlanda do Norte, cerca de 7 mil usuários também sofreram cortes de luz, o que obrigou a cancelar por precaução vários eventos programados para hoje em Belfast.

Como em Donegal, as barcas locais não puderam fazer a conexão com algumas das ilhas do norte da província britânica, enquanto os serviços de catamarãs para a Escócia sofrem atrasos hoje e não se descartam cancelamentos nas próximas horas.

Além disso, o serviço de trens norte-irlandês (Translink) informou que a queda de árvores provocou cancelamentos e atrasos no serviço que une a cidade de Derry (noroeste) e Larne (nordeste).

Segundo as previsões do Met Éireann, o temporal na Irlanda pode perder força no fim da tarde de hoje, com uma redução considerável da força do vento e das chuvas.

G1