BESSA GRILL
Início » Internacionais » Forças iraquianas entram pela primeira vez em bairro do oeste de Mossul

Forças iraquianas entram pela primeira vez em bairro do oeste de Mossul

24/02/2017 07:30

 

Tenente afirmou que forças recuperaram controle das bases de Ghazlani e Tal al-Rayan. Estado Islâmico tomou a cidade em 2014. Agora, forças iraquianas tentam recuperá-la.

 Forças especiais iraquianas avançam para o oeste de Mossul, no Iraque, e foto desta quinta-feira (23)  (Foto: AP Foto/ Khalid Mohammed)

Forças especiais iraquianas avançam para o oeste de Mossul, no Iraque, e foto desta quinta-feira (23) (Foto: AP Foto/ Khalid Mohammed)

As forças de elite iraquianas entraram nesta sexta-feira (24) em um bairro da zona oeste de Mossul, no Iraque, pela primeira vez desde o início de uma ofensiva para retomar a cidade do grupo Estado Islâmico (EI) há quatro meses, informou à AFP um comandante militar.

Sami al-Aridhi, tenente das unidades de elite antiterroristas, afirmou que os militares assumiram o controle de uma base militar e de uma localidade ao sudoeste de Mossul e entraram em um bairro residencial da segunda maior cidade do Iraque, que foi conquistada pelo EI em 2014.

“Atacamos e retomamos o controle total da base de Ghazlani, assim como de Tal al-Rayan, e estamos atacando o bairro de Al-Maamun”, declarou.

Depois de ter anunciado no fim de janeiro a “libertação” da zona leste de Mossul, as forças iraquianas iniciaram no domingo passado uma operação para recuperar a parte oeste da cidade, que é dividida pelo rio Tigre.

 Iraquianos saem de suas casas nesta quinta-feira (23) devido ao conflito entre as forças iraquianas e o Estado Islâmico  (Foto: AP Photo/Khalid Mohammed)

Iraquianos saem de suas casas nesta quinta-feira (23) devido ao conflito entre as forças iraquianas e o Estado Islâmico (Foto: AP Photo/Khalid Mohammed)

Durante a semana, as tropas iraquianas avançaram e assumiram o controle de várias localidades e áreas abandonadas. Nesta sexta-feira, comandantes militares confirmaram que as forças do governo controlam completamente o aeroporto de Mossul, na periferia sudoeste da cidade.

“Posso confirmar que o aeroporto está totalmente liberado”, declarou o general Abas al-Juburi, comandante da Força de Intervenção Rápida (FIR) do ministério do Interior, que comandou a operação.

O militar informou que as forças iraquianas retiraram todos os explosivos que haviam sido deixados no local pelos extremistas do EI.

www.reporteriedoferreira.com Por France Presse