BESSA GRILL
Início » Internacionais » Explosão na fronteira entre Síria e Turquia deixa 13 mortos

Explosão na fronteira entre Síria e Turquia deixa 13 mortos

12/02/2013 16:44
A irmã de vítima chora durante funeral na cidade de turca de Reyhanli, onde um veículo sírio explodiu matando 13 pessoas
A irmã de vítima chora durante funeral na cidade de turca de Reyhanli, onde um veículo explodiu matando 13 pessoas

Sobe para 13 o número de mortos na explosão de um micro-ônibus sírio em uma passagem da fronteira entre Turquia e Síria, entre os mortos, quatro deles seriam turcos e nove sírios, segundo confirmou nesta terça-feira o vice-primeiro-ministro da Turquia, Besir Atalay. Dezenas de pessoas ficaram feridas e foram levadas aos hospitais da região.

“Temos as imagens das câmeras de segurança e é certo que o veículo chegou da Síria, mas não conseguiu atravessar o posto de controle turco”, afirmou Atalay em entrevista coletiva transmitida ao vivo pela emissora turca NTV.

A explosão do veículo aconteceu nesta segunda-feira (11), pouco antes das 11h de Brasília, na passagem fronteiriça de Cilvegözü, perto de Reyhanli, na província turca de Hatay, em uma das estradas mais movimentadas entre a Turquia e a cidade de Aleppo, no norte da Síria.

O ministro da Justiça turco, Sadullah Ergin, tinha sugerido já nesta madrugada que poderia se tratar de um ataque contra civis, embora tenha reconhecido que seria cedo demais para definir um alvo político.

“Trata-se de um lugar pelo qual passam e onde estacionam muitos carros. Há um tráfego intenso e há pedestres. Qualquer um pode ver que uma explosão nesse lugar destruirá muitas vidas. Por conseguinte, o alvo evidente eram os civis, não as forças de segurança, claramente”, disse Ergin em declaração à NTV.

 

UOL