BESSA GRILL
Início » Internacionais » EUA consideram as colônias israelenses ilegítimas, afirma Kerry

EUA consideram as colônias israelenses ilegítimas, afirma Kerry

13/11/2013 05:41

 

O secretário de Estado americano John Kerry reafirmou nesta quarta-feira (6) a oposição dos Estados Unidos à colonização israelense nos territórios palestinos ocupados, classificando-a de “ilegítima”.

“Agora consideramos, e sempre consideramos, que os assentamentos são ilegítimos”, declarou Kerry, depois de reunir-se, em Belém, com o presidente da Autoridade Palestina Mahmud Abbas.

Mais cedo, em encontro com Kerry, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, acusou os palestinos pela criação de “crises artificiais” nas negociações de paz.

“Estou preocupado com o avanço porque vejo que os palestinos estão criando crises artificiais e fogem das decisões firmes que são necessárias para estabelecer uma paz verdadeira”, declarou Netanyahu.

“Espero que sua visita os ajude a seguir novamente para um local onde possamos conseguir a paz histórica que tanto buscamos”, disse o premiê israelense a Kerry.

O premiê de Israel, Benjamin Netanyah, e o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, em encontro nesta quarta-feira (6) em Jerusalém (Foto: AP)
O premiê de Israel, Benjamin Netanyah, e o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, em encontro nesta quarta-feira (6) em Jerusalém (Foto: AP)

Os palestinos afirmaram na terça-feira que se recusam a continuar com as negociações enquanto Israel prosseguir com os assentamentos.

Israel anunciou no domingo licitações para construir quase 2.000 casas destinadas a colonos na Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

“A parte israelense está determinada a seguir a colonização e não podemos continuar com as negociações sob esta ofensiva sem precedente nas colônias”, afirmou uma fonte palestina.

O chefe da diplomacia americana visitará ainda nesta quarta-feira Belém, na Cisjordânia, para uma reunião com o presidente palestino Mahmud Abbas.

 

G1