BESSA GRILL
Início » Internacionais » EUA anunciará reabertura de embaixada em Cuba, diz fonte

EUA anunciará reabertura de embaixada em Cuba, diz fonte

3/07/2015 00:01

4sd2yehxcx8u9ge0j09vjg30s

AFP

Encontro de Obama com Raúl Castro em 2014 marcou início da reaproximação entre os países

O presidente Barack Obama vai anunciar nesta quarta-feira (1º) que os Estados Unidos e Cuba chegaram a um acordo para abrir embaixadas em Havana em Washington, disse um alto funcionário da administração norte-americana. O anúncio marca um grande passo no fim das hostilidades entre os dois antigos adversários.

Os EUA e Cuba têm negociado o restabelecimento de embaixadas na sequência do anúncio de 17 de dezembro de que iriam caminhar para a restauração dos laços entre os dois países.

Para Obama, o fim do congelamento das relações com Cuba é visto como central para  seu legado na política externa. O presidente há muito tem elogiado o valor do engajamento e argumentado que o embargo dos EUA à ilha comunista, localizada a 145 km ao sul da Flórida, não é eficiente.

Obama e o secretário de Estado, Jonh Kerry, devem falar na manhã desta quarta-feira (1º) sobre a abertura de embaixadas. O oficial insistiu em anonimato porque não estava autorizado a falar publicamente sobre o assunto antes do presidente.

Desde o fim dos anos 1970, os EUA e Cuba têm operado missões diplomáticas chamadas de seções de interesse nas capitais um do outro. As missões ficam tecnicamente sob a proteção da Suíça e não têm o mesmo status de embaixadas plenas.

Ao mesmo tempo em que a abertura de embaixadas marca um importante passo no relaxamento entre EUA e Cuba, questões significativas continuam a existir no processo de normalização das relações. Entre elas: diálogos sobre direitos humanos; demandas por compensação de confiscos de propriedades norte-americanas em Havana e prejuízos causados a Cuba pelo embargo; e uma possível cooperação no policialmento, incluindo o delicado tópico de fugitivos dos EUA que refugiados em Havana.obama

O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou nesta quarta-feira (17) uma série de mudanças nas relações entre o país e Cuba. Foto: AP Photo/Doug Mills, Pool

1/8

 

www.reporteriedoferreira.com Por Ig