BESSA GRILL
Início » Internacionais » Corte espanhola suspende moção de independência da Catalunha

Corte espanhola suspende moção de independência da Catalunha

Vice-presidente catalã diz que seguirá adiante com o plano apesar da decisão. Moção foi aprovada nesta segunda no Parlamento catalão.

12/11/2015 04:09

O Tribunal Constitucional espanhol suspendeu nesta quarta-feira (11) a resolução do Parlamento catalão, proclamando o início do processo destinado a levar à independência desta região daEspanha no mais tardar em 2017, ao que governo regional reagiu prometendo seguir adiante com seus planos independentistas.

Os onze magistrados da alta corte decidiram admitir em trâmite a impugnação apresentada pelo governo espanhol contra a moção separatista, aprovada na segunda-feira pelo Parlamento catalão, acrescentou a fonte.

Isto representa a suspensão automática do texto e todos os seus efeitos até que a corte se pronuncie sobre sua constitucionalidade.

Em reação, a vice-presidente catalã, Neus Munté, informou, em Barcelona, que o governo regional da Catalunha seguirá adiante com o plano de se separar da Espanha, apesar da decisão do Tribunal Constitucional Espanhol.

“A vontade política do governo da Catalunha é seguir adiante com o conteúdo da resolução aprovada na segunda-feira no Parlamento da Catalunha”, afirmou Munté em uma curta coletiva de imprensa, após ser informada sobre a suspensão decretada pelo tribunal.

Deputados do Partido Popular (PP) exibem as bandeiras espanholas e catalãs após votação do parlamento catalão que aprovou início do processo de separação (Foto: Albert Gea/ Reuters)Deputados do Partido Popular (PP) exibem as bandeiras espanholas e catalãs após votação do parlamento catalão que aprovou início do processo de separação (Foto: Albert Gea/ Reuters)
www.reporteriedoferreira.com Por  G1