BESSA GRILL
Início » Internacionais » Coreia do Norte comemora aniversário do fundador Kim Il-sung

Coreia do Norte comemora aniversário do fundador Kim Il-sung

Feriado do 'Dia do Sol' é comemorado com diversas atividades no país. Kim Jong-un visitou palácio onde estão os corpos de seu avô e de seu pai.

15/04/2013 08:43

Bandeiras norte-coreanas 'decoram' a cidade de Pyongyang em comemoração ao aniversário de seu fundador (Foto: AP Photo/Kyodo News)Bandeiras norte-coreanas ‘decoram’ a cidade de
Pyongyang em comemoração ao aniversário de
seu fundador (Foto: AP Photo/Kyodo News)

A Coreia do Norte comemora nesta segunda-feira (15) o 101º aniversário do nascimento de seu fundador, Kim Il-sung, com festas iniciadas à meia-noite por Kim Jong-un, seu neto e atual líder do país, que lhe rendeu tributo em seu mausoléu, o Palácio do Sol de Kumsusan, em Pyongyang.

Kim Jong-un, acompanhado por membros da elite militar do país, visitou o palácio onde descansam os corpos embalsamados tanto de seu avô como de Kim Jong-il, seu pai e antecessor, para fazer “uma grande homenagem e a mais humilde reverência”, informou a agência estatal ‘KCNA’.

A ‘KCNA’ descreveu que o jovem líder, cuja idade se estima em 29 ou 30 anos, e altas autoridades militares apresentaram oferendas de flores em nome das principais instituições do país com faixas dizendo “Os grandes camaradas Kim Il-sung e Kim Jong-un sempre estarão conosco”.

Na manhã desta segunda, cidadãos vestidos com trajes tradicionais coreanos depositaram flores na grande estátua de bronze do fundador e as principais ruas de Pyongyang amanheceram decoradas com bandeiras, cartazes e flores, segundo descreveram os poucos meios de imprensa com presença na cidade.

Conhecido como “o Dia do Sol”, o dia 15 de abril é comemorado com diversas atividades na Coreia do Norte o aniversário do nascimento de seu fundador, considerado o feriado mais importante no país.

Nascido em 1912, Kim Il-sung fundou o Estado comunista norte-coreano em 1948 sob sua própria doutrina ‘juche’ – uma versão do socialismo baseada na autossuficiência – e presidiu o país até sua morte em 1994. Seu filho, Kim Jong-il, tomou o comando e foi líder da Coreia do Norte até morrer em dezembro de 2011, e assim abrir passagem para seu filho mais novo Kim Jong-un, o seguinte elo nesta peculiar dinastia.

Soldados norte-coreanos visitam  estátua de bronze do fundador norte-coreano Kim Il-sung  (Foto: REUTERS/Kyodo)Soldados norte-coreanos visitam estátua de bronze do fundador norte-coreano Kim Il-sung (Foto: REUTERS/Kyodo)
G1