BESSA GRILL
Início » Internacionais » No Chile esquerda dará passo ao poder com eventual vitória de Bachelet, nas eleições deste domingo.

No Chile esquerda dará passo ao poder com eventual vitória de Bachelet, nas eleições deste domingo.

Ex-presidente se dirige à vitória na eleição presidencial. Parte da população está insatisfeita com políticas sociais de Piñera.

16/11/2013 12:01

chileO Chile se prepara para um giro moderado à esquerda nas eleições presidenciais de domingo (17), onde a popular e carismática ex-mandatária Michelle Bachelet se dirige à vitória na eleição presidencial.

Algumas pesquisas apontam que, alimentada pelo descontentamento com as políticas sociais do atual governo conservador, a candidata socialista, representando uma aliança que inclui comunistas e democratas, tem apoio suficiente para vencer no primeiro turno.

Mas outras sondagens não descartam outro cenário, onde Bachelet teria que disputar um segundo turno para assegurar a vitória, transformando-a na primeira mulher a governar o país pela segunda vez desde o fim da ditadura de 23 anos.

No fim do governo do bilionário Sebastian Piñera, a candidata conseguiu capturar o eleitorado com promessas de reformas ambiciosas para mudar a face do Chile, um dos países mais estáveis da América Latina, mas com grande diferença entre ricos e pobres.

“No Chile desses anos temos sido confrontados com a necessidade de aprofundar a nossa democracia, tornando-a mais aberta e mais permeável. Também tem exigido mudanças que permitam uma maior equidade”, disse Bachelet em um recente fórum de empresários.

G1