BESSA GRILL
Início » Internacionais » Chile decreta área de catástrofe na região de La Araucanía

Chile decreta área de catástrofe na região de La Araucanía

28/03/2015 00:10

 

incendio-chileFumaça provocada por incêndio é vista no sábado (21) entre as montanhas do Parque Nacional Conguillo, no Chile. (Foto: AFP PHOTO / STR)

O governo chileno decretou, na tarde desta terça-feira (24), ‘área de catástrofe’ em três localidades da região de La Araucanía, no sul do Chile, castigada por vários incêndios florestais sem controle.

A informação foi confirmada pelo subsecretário do Interior, Mahmoud Aleuy, que detalhou que o vento reinante na área dos incêndios se intensificou, tornando ainda mais difícil o combate das chamas.

“Pelo fato de que não variaram as condições do tempo, mas, ao contrário, se intensificaram, vamos decretar área de catástrofe para as comunas de Melipeuco, Curacautín e Lonquimay”, afirmou Aleuy.

O funcionário explicou que a medida foi tomada após o pedido direto do intendente de La Araucanía, Francisco Huenchumilla, à presidente Michelle Bachelet para que decretasse esta condição no setor pelo avanço das chamas que já consumiram 5.711 hectares da reserva China Muerta e 329 do Parque Nacional Conguillío.

Para esta quarta-feira (25) se espera a chegada de brigadas brasileiras que também ajudarão na extinção das chamas.

 

www.reporteriedoferreira.com   G1