BESSA GRILL
Início » Internacionais » Atentados matam ao menos 19 pessoas no Iraque

Atentados matam ao menos 19 pessoas no Iraque

Segundo autoridades, mais de 180 pessoas ficaram feridas. Um dos ataques ocorreu na entrada do aeroporto da capital Bagdá.

15/04/2013 08:39

Policiais iraquianos são vistos no local de um ataque a bomba em Kirkuk nesta segunda-feira (15) (Foto: REUTERS/Ako Rasheed)Policiais iraquianos observam local de um ataque a bomba em Kirkuk nesta segunda-feira (15) (Foto: REUTERS/Ako Rasheed)

Ao menos 19 pessoas morreram e 189 ficaram feridas nesta segunda-feira (15) em uma série de atentados com carros-bomba em várias cidades do Iraque, a poucos dias das eleições provinciais de 20 de abril.

Durante a manhã foram registrados 17 atentados. Em Bagdá, seis ataques com carros-bomba, incluindo um na entrada do aeroporto, deixaram oito mortos e 48 feridos, enquanto em Tuz Jurmatu, 175 km ao norte de Bagdá, três carros explodiram na cidade e deixaram seis mortos.

Atentados também aconteceram em Nasiriya (sul), Hilla (sul de Bagdá), Samarra, na instável província de Salahedin, e Baaquba, capital da província de Diyala.

Quatro pessoas morreram em ataques em Kirkuk, uma cidade do norte do país é disputada pela região autônoma do Curdistão iraquiano e pelo governo de Bagdá.

Os atentados acontecem a menos de uma semana das eleições provinciais de 20 de abril, que devem acontecer em 12 das 18 províncias do país.

A campanha eleitoral foi marcada pelo aumento da violência. Segundo os dados divulgados por fontes médicas e dos serviços de segurança, 14 candidatos morreram desde o início do ano.

Forças de segurança iraquianas inspecionam o local de um ataque de carro-bomba nesta segunda-feira (15) em Nassiriya, no Iraque (Foto: REUTERS/Stringer)Forças de segurança iraquianas inspecionam o local de um ataque de carro-bomba nesta segunda-feira (15) em Nassiriya, no Iraque (Foto: REUTERS/Stringer)
g1