BESSA GRILL
Início » Internacionais » Angela Merkel é reeleita chanceler da Alemanha para o terceiro mandato

Angela Merkel é reeleita chanceler da Alemanha para o terceiro mandato

Câmara de deputados reelegeu a conservadora por ampla maioria. Ela vai dirigir governo de 'grande coalizão', formado por três partidos.

18/12/2013 19:32
Angela Merkel acena nesta terça-feira (17) no Bundestag ao ser reeleita (Foto: AFP)Angela Merkel acena nesta terça-feira (17) na câmara de deputados alemã, ao ser reeleita (Foto: AFP)

A candidata conservadora Angela Merkel, de 59 anos, foi formalmente reeleita nessa terça-feira (17), por ampla maioria, como chanceler da Alemanha para um terceiro mandato consecutivo, anunciou o presidente do Bundestag (câmara de deputados), Norbert Lammert.

Merkel vai dirigir nos próximos quatro anos um governo de “grande coalizão”, formado pelos democratas-cristãos da sua CDU, pelos sociais-cristãos da CSU e pelos sociais-democratas do SPD.

A decisão do Bundestag foi apoiada por 462 dos 631 deputados. A nova maioria conta com 504 cadeiras na câmara. Lammert anunciou que 150 deputados votaram contra Merkel e nove, em branco.

“Aceito a votação e agradeço a confiança concedida”, disse Merkel após o anúncio do resultado.

A reeleição acontece depois de três meses de negociações – um tempo recorde – para formação do novo governo da principal economia europeia. Em 22 de setembro, Merkel foi a grande vencedora das eleições parlamentares, com 41,5% dos votos. Nesse período, a candidata conservadora precisou costurar a coalizão para a votação formal do cargo de chanceler, nesta terça-feira.

A saída da câmara feita pelo Partido Liberal (FDP), aliado de Merkel até então, obrigou-a a buscar novos aliados para formar o governo. O FDP deixou o Bundestag por conta de baixos resultados.

Esta será a segunda vez que Merkel comandará uma “grande coalizão”, após a primeira experiência entre 2005 e 2009. O partido dela, a CDU, e seu braço bávaro, a CSU, contam com 311 cadeiras na câmara, enquanto o SPD, com o qual foi concluído o acordo de coalizão, reúne 193 assentos.

Ainda nesta terça, Merkel deve visitar o presidente alemão, Joachim Gauck, que a nomeará oficialmente chanceler. Depois, ela prestará juramento no Bundestag.

G1